5 passos para uma comunicação empresarial infalível
Uma coisa é fato: a comunicação está presente tanto em resultados, quanto em prejuízos das empresas. O que determinará isso é a forma como ela será (ou não) utilizada. E não. Comunicar não consiste em apenas falar. Uma boa comunicação empresarial exige cuidados e atenção.
Organizações que constroem um bom relacionamento interno também garantem boas relações com seus clientes. Em uma pesquisa realizada pela empresa The Predictive Index, 60% dos profissionais que avaliaram os seus gestores, apontaram como principal característica negativa, a incapacidade de comunicar expectativas e metas claras.
Então, se você é um líder e não busca melhorar seu relacionamento interpessoal com a equipe, não reclame dos resultados negativos.
5 dicas de oratória para uma boa comunicação empresarial
Uma coisa é certa: de nada adianta investir em técnica, se as pessoas por trás delas não conseguem nem ao mesmo entenderem os processos.
Estabeleça os canais de comunicação
Imagine um cenário em que fulano diga que enviará um e-mail com as respectivas informações para o fulano, mas, assim não o faz. Fulano então decide deixar um bilhete na mesa de beltrano, todavia, nesse dia, beltrano fica de home office. O resultado? Informações perdidas colaboradores desalinhados.
É fundamental que a decisão dos canais seja feita com base nas características da própria equipe e da maneira como se comunicam. Sua equipe pode optar por murais, jornais/revistas, impressos, intranet, newsletter digital, rede social corporativa, aplicativos, tv/rádio corporativa etc.
Dê voz a equipe
Não é incomum encontrar alguns gestores mais distantes, que não compartilham suas ideias com o time antes que elas virem um plano já em ação. Pode até parecer mais eficiente ter uma pessoa só tomando essas decisões, mas ela sempre precisa de informação para fazer as melhores escolhas. Quando o líder da equipe não se comunica direito, não pede opiniões ou simplesmente não sabe o suficiente sobre o time, é bem provável que ele faça escolhas bem ruins.
Elimine os causadores de ruídos
Sejam internos ou externos, os ruídos na comunicação são todos os possíveis elementos que são capazes de interferir no processo comunicacional entre o emissor e o receptor da mensagem. Esses ruidos podem ser classificados em até 4 categorias, sendo elas:
- físico: se refere a elementos físicos que atrapalham a transmissão de mensagens (como equipamentos ruidosos, ruas barulhentas e excessivamente movimentadas, paisagens que desfoquem a equipe etc.);
- psicológico: está relacionado a dificuldades de concentração e problemas de foco que dificultam a assimilação da mensagem pelo receptor;
- semântico: muito encontrado em empresas que não se preocupam em comunicar com uma linguagem acessível a todos os níveis hierárquicos da organização;
- fisiológico: refere-se a impeditivos físicos que dificultam o entendimento de uma mensagem: dores, doenças, etc.
O ideal é que as organizações acompanhem cada um dos causadores de ruídos e trabalhem para minimizá-los com estratégias físicas (como reformas ou reorganização de setores) e de gestão de pessoas.
Tome cuidado com as reuniões que poderiam ser e-mails
Com a pandemia e adaptação ao trabalho home office, as dinâmicas passaram a acontecer de maneira diferente, preferencialmente no universo online. Todavia, essa não é justificativa para o agendamento desenfreado de reuniões, principalmente quando elas podem ser simples e-mails. Lembre-se de que os encontros onlines podem não ser os melhores para a comunicação empresarial, em situações como:
- Falta de um assunto a ser discutido;
- Assunto interessante a poucas pessoas;
- Transmissão de recados;
- Quando dizem “mandei um e-mail, mas vou explicar pessoalmente”;
- Sobrecarga da equipe.
Melhorar as experiências no ambiente de trabalho, seja você gestor ou membro de uma equipe, é uma tarefa que trará resultados positivos tanto a curto, quanto a longo prazo. Por isso, antes de mandar o convite de mais uma reunião, organize seu plano de apresentação e veja se realmente vale a pena, ou, se o e-mail é o melhor caminho.
- Escreva um roteiro: o que vai ser dito? quais os problemas que devem ser resolvidos?
- Saiba quais são as objeções que podem surgir e prepare-se para driblá-las ou até mesmo, antecipá-las;
- Jamais se esqueça de registrar o que foi dito durante a reunião. Utilize esse recurso para aprimorar os próximos encontros.
Forneça feedbacks
Primeira regra dos feedbacks: eles não são feitos para chamar a atenção das pessoas, mas sim, para reforçar deve ser repetido e pontuado o que deve ser melhorado. A falta de deles em uma comunicação empresarial abre um leque de possíveis consequências, entre elas:
- Desmotivação, afinal, sem alguma análise de desempenho (seja positiva ou negativa), o colaborador pode ficar perdido;
- Comprometimento da lealdade em relação à liderança;
- Aumenta o risco de perda de talentos.
- Geração de comportamentos inadequados.
Curso de oratória focado em times e equipes
Imersão completa em oratória que busca aprimorar e potencializar os resultados de times e equipes, o In Company possui 4 cursos disponíveis, sendo eles: Apresentações, Atendimento, Liderança e Vendas.
Não importa o tamanho do seu time ou o tamanho do seu projeto: a comunicação sempre estará presente! A falta de conhecimento das técnicas corretas para encantar, convencer e persuadir pode derrubar a performance dos seus colaboradores e consequentemente da sua empresa.
Independentemente do ramo de atuação da sua empresa, aqui na Vox:
- Identificamos as principais dores da sua equipe;
- Definimos juntamente à empresa qual será a carga horária;
- Oferecemos a possibilidade da realização do curso tanto na unidade Vox2you, quanto na sua empresa.
Além disso, os participantes recebem um material didático particular e certificado de conclusão, reconhecido em todo o território nacional.
Seja qual for a modalidade, todos os cursos oferecem uma metodologia prática, mediada por facilitadores de alto know-how. Para saber mais sobre a Vox2you é só clicar AQUI e para entrar em contato com a unidade mais próxima de você é só clicar AQUI.
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