A importância da comunicação
A comunicação tem uma importância fundamental em nossas vidas, mas falar em público não é fácil. Mesmo para quem é desinibido e confiante sempre bate aquele “frio na barriga” na hora de subir no palco e olhar de frente um grupo de pessoas inquietas ou ansiosas.
Ainda não inventaram uma maneira melhor de convencer as pessoas do que falar em público, ou melhor, de reunir, envolver e encantar através de palavras.
No best-seller Sapiens – Uma breve história da humanidade, o autor Yuval Noah Harari defende a ideia de que nós só conseguimos chegar à lua porque fomos capazes de contar histórias e de nos comunicar corretamente.
Mais do que a capacidade de fabricar ferramentas, foram as histórias que fizeram nossos antepassados acreditar em ideias que pareciam impossíveis aos ouvidos da época, e essa busca pelo “impossível” foi um fator fundamental para o nosso desenvolvimento como sociedade.
O simples fato de estar vivo cria a necessidade de transmitir uma ideia, de expressar um sentimento e mobilizar aqueles que nos cercam. O poder exercido pela comunicação vai continuar ativo até o fim dos tempos. Tanto para crescer como indivíduo e profissional, como para construir um mundo que tenha mais a nossa cara.
Nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre a importância da comunicação e de saber se expressar da forma correta.
O poder da comunicação
Em qualquer área da nossa vida, ter apenas uma boa ideia não é suficiente para o sucesso, pois além disso é preciso saber vendê-la corretamente. Organizar os melhores argumentos em uma sequência lógica, usar gatilhos mentais, dar a entonação correta para a voz e manter uma postura, são coisas indispensáveis para qualquer pessoa que deseje ter sucesso na vida, tanto profissional, acadêmica e pessoal.
Tanto é que um dos maiores prazeres que existem é saber se comunicar com simplicidade, clareza e segurança. É através da oratória que a gente cultiva relações em nossa vida, e expomos o que queremos ao mundo.
A importância da comunicação no mundo digital
Se falar era importante no passado, imagine agora, depois de todos os avanços com a internet.
A cultura digital ampliou o leque de possibilidades de uma maneira impensável. E o futuro vai ser cada vez mais o tempo de cooperar, comunicar e compartilhar. Ou seja, de contar histórias.
Hoje, qualquer pessoa pode criar canal no YouTube ou página em rede social para divulgar o seu trabalho, expor ideias, gerar debates, lutar por uma causa, informar, ou, simplesmente, divertir.
Profissionais de todas as áreas, empreendedores e até crianças que jogam videogame fazem isso. Quanto melhor for a sua comunicação, maior a chance de conquistar clientes, obter visualizações, gerar engajamento e até ter sucesso em uma vaquinha online. Tanto é que muitos dos influenciadores digitais de sucesso, só conseguiram estar onde estão hoje devido a técnicas de comunicação eficaz, simples, intuitiva e também persuasiva.
Ainda mais no cenário imediatista em que estamos inseridos hoje:
- 140 caracteres no Twitter;
- 15 segundos no Stories do Instagram;
- 5 segundos no Youtube.
Esses são os números que as pessoas que desejam se comunicar bem nas redes sociais devem ficar atentas, visto que é o tempo/caracteres que você tem em mãos para chamar atenção do seu público.
O medo de falar em público só atrapalha
Falar em público é uma das coisas que mais apavora as pessoas desde que mundo é mundo. Acredite se quiser, até o Pai da Oratória mesmo sabendo da importância da comunicação, nunca proferiu um discurso sequer na Grécia Antiga. Isócrates foi o responsável por incluir a retórica no currículo escolar de Atenas. Ele sabia ensinar, mas tinha pavor de subir à tribuna e falar aos seus semelhantes porque não considerava sua voz boa o bastante pra isso.
E continua sendo assim. Mesmo com toda a informalidade que a gente conquistou ao longo desses dois mil anos. A pessoa que não acredita ter o “dom da oratória” fica nervosa, insegura e até gagueja. Muitas vezes, ela “esquece” o que dizer quando se vê diante de uma plateia, ainda que conheça bem o assunto.
Mas, acredite! Para falar bem em público não é preciso ter o “dom”. É como dizem: “os poetas nascem, e os oradores se fazem”. Ou seja, ela pode ser muito bem aprendida, contanto que haja empenho e dedicação.
Comunicar é preciso
Concluindo, pessoas de todas as áreas e posições hierárquicas precisam ter uma boa comunicação. Seja para divulgar seu trabalho na internet, publicar vídeos, responder, negociar, liderar subordinados, participar de reuniões e de- fender seu ponto de vista de maneira adequada, apresentar relatórios, ministrar cursos, vender produtos e serviços, dar entrevistas. E por aí vai!
A lista é grande, porque todo mundo precisa se comunicar para resolver as mais diversas situações do dia a dia. Além disso, falar bem evita desgastes, traz clareza, agilidade e companheirismo. Então, cada vez mais, ter desenvoltura para falar em público tem se tornado fundamental para crescer como pessoa e profissional.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão.
Newsletter Vox2you