Abrir o próprio negócio ou comprar uma franquia?
Se você chegou até aqui, provavelmente já tem uma lista extensa de motivos para se tornar um empreendedor. As opções de empreendedorismo são inúmeras, o que você pode ainda não saber é que esse cenário no ramo de franquias traz chances de sucesso ainda maiores!
Abrir o negócio próprio do zero ou investir em uma franquia?
De um lado, existe a liberdade de criar algo do zero e ser dono de cada decisão. Do outro, há a insegurança de investir em um modelo de negócio já testado e validade no mercado. Ambos os caminhos têm vantagens e desafios, e é importante entender quais aspectos pesam mais para o seu perfil e objetivos.
3 desvantagens de abrir o próprio negócio
1) Inúmeros riscos e nenhum suporte
Antes de abrir o próprio negócio, é importante lembrar que você estará lançando uma marca nova e ainda desconhecida no mercado. Pode até parecer tentador ser pioneiro no seu nicho, mas a realidade é que, muitas vezes, sua marca pode enfrentar rejeição ou não se posicionar de forma assertiva. Além disso, empreender por conta prórpia significa ser o centro de tudo, sem mentorias ou apoio de quem já percorreu esse caminho. É um desafio solitário e cheio de obstáculos.
Além de todos os desafios internos, ainda existem os fatores externos como política, saúde e economia, que podem impactar diretamente o negócio. Isso ficou claro durante a pandemia de COVID-19, que trouxe inúmeras complicações para empreendedores no mundo inteiro. Aqueles que optaram por seguir sozinhos sentiram de perto o peso do aumento nas falências e as dificuldades em manter seus negócios de pé. Em um mercado tão imprevisível, estar preparado é essencial para sobreviver e crescer.
Você pode estar pensando que os riscos citados anteriormente poderiam ser facilmente contornados com a ajuda de consultorias especializadas e mão de obra qualificada. Embora essa solução esteja correta, ela também exige um alto investimento, o que nos leva ao segundo desafio de iniciar um negócio próprio do zero: o custo inicial.
Além disso, abrir um negócio do zero envolve destinar uma quantia significativa para divulgação e marketing. Esse investimento é crucial para garantir que sua marca seja reconhecida e procurada no mercado, aumentando as chances de sucesso. Sem essa verba para marketing, a visibilidade da empresa fica comprometida.
Outro ponto crítico é a necessidade de uma reserva de emergência robusta. Esse fundo, também conhecido como “capital de giro”, permite que o negócio continue operando por até seis meses, caso a lucratividade inicial não seja suficiente para cobrir os custos operacionais. É essencial contar com essa segurança financeira, especialmente em tempos de incerteza econômica.
2) Maiores investimentos para o funcionamento do negócio
Você pode estar pensando que os riscos citados anteriormente poderiam ser facilmente contornados com a ajuda de consultorias especializadas e mão de obra qualificada. Embora essa solução esteja correta, ela também exige um alto investimento, o que nos leva ao segundo desafio de iniciar um negócio próprio do zero: o custo inicial.
Além disso, abrir um negócio do zero envolve destinar uma quantia significativa para divulgação e marketing. Esse investimento é crucial para garantir que sua marca seja reconhecida e procurada no mercado, aumentando as chances de sucesso. Sem essa verba para marketing, a visibilidade da empresa fica comprometida.
Outro ponto crítico é a necessidade de uma reserva de emergência robusta. Esse fundo, também conhecido como “capital de giro”, permite que o negócio continue operando por até seis meses, caso a lucratividade inicial não seja suficiente para cobrir os custos operacionais. É essencial contar com essa segurança financeira, especialmente em tempos de incerteza econômica.
Ademais, todo e qualquer empreendedor deve ter em mente os riscos do negócio, bem como os riscos externos do mercado, por exemplo, a crise sanitária do COVID-19. Durante 2020, o SEBRAE realizou uma pesquisa com empreendedores de todo o país. O objetivo era entender as consequências, principalmente financeiras, geradas pela doença. Observe o resultado.
Como o seu negócio está sendo afetado, até este momento, pelo CORONAVÍRUS em termos de faturamento mensal?
Fonte: SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
3) Prazo mais extenso para o break even e geração de lucro
Assim como em qualquer investimento, esperamos um retorno, e no caso de um negócio próprio, ele pode ser analisado por métricas como o break even e o lucro.
O break even é o ponto em que a empresa ainda não lucra, mas consegue equilibrar receitas e despesas. Estimar o tempo para atingir esse ponto é fundamental antes da inauguração. No entanto, imprevistos podem fazer com que o equilíbrio demore a chegar, levando muitos negócios a fecharem as portas. Esse risco torna o investimento em franquias uma alternativa mais segura para muitos empreendedores.
O que é e como funciona uma franquia?
Em linhas gerais, o funcionamento de uma franquia acontece quando o detentor de uma marca (franqueador), concede o direito de uso da marca/produtos/serviços de maneira comercial para outra pessoa (física ou jurídica), é o que chamamos de franqueado(a). Para tal acordo, é estabelecido um contrato de franquia, o qual determina:
- Orientação da franqueadora para com o franqueado a respeito da instalação da unidade de acordo com o padrão e estrutura do negócio;
- Acompanhamento do franqueado durante todo o processo de instalação, inauguração e maturação do negócio no mercado;
- Remuneração do franqueado perante a franqueadora. Tal remuneração diz respeito à liberação dos direitos de uso da marca e também pela orientação oferecida.
3 benefícios de investir em uma franquia
Você já deve ter notado que é cada dia maior o número de investidores que buscam investir no modelo de franquias. Tal comportamento pode ser justificado por inúmeros fatores, dos quais, citaremos os três principais:
1) Menores riscos de mercado
Investir em uma franquia significa apostar em um negócio já validado e consolidado no mercado. Ao optar por esse modelo, você está adquirindo anos de conhecimento e experiência testados na prática. Empreender com uma franquia reduz significativamente os riscos de rejeição e aumenta as chances de aceitação, já que a marca já conhece o perfil de seus clientes. Isso facilita todo o processo de prospecção, vendas e fidelização, garantindo um investimento mais seguro e rentável.
2) Retorno mais rápido do investimento
Se você está buscando investir em uma franquia, certamente já sabe que a diminuição de determinados riscos não significa permissão para que não haja esforço, dedicação e foco nos resultados. Em média, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 61% das redes de franquias que atuam no Brasil estimam ter um prazo de retorno do investimento inicial entre 18 a 36 meses.
Na rede de franquias Vox2you o break even médio é de 6 meses, enquanto que o payback é de 18 meses. Entretanto, existem muitos franqueados da rede que já iniciam as operações com o break even antes da inauguração da escola, visto que há a realização da comercialização dos produtos antes mesmo da inauguração da unidade.
Com relação ao faturamento, os franqueados da rede contam um valor médio de R$1 milhão ao ano e um lucro de R$$300.00,00 a R$488.00,00. Entretanto, esse faturamento pode ser muito maior, como foi o caso da franqueada Rafaela Justino, que faturou R$1,5 milhão em 2019, sendo destaque em portais como, SP Agora, Franquia e Companhia e Segs.
3) Suporte completo
É papel da franqueadora transmitir seu conhecimento aos franqueados, de maneira a fornecer ferramentas para o crescimento e sucesso do mesmo. Aqui, além do acompanhamento prévio para instalação e inauguração da unidade, ao abrir uma franquia de educação, você e sua equipe serão constantemente treinados em todas as áreas do negócio.
Por que investir em uma franquia do ramo educacional?
Investir em uma franquia de educação pode ser uma escolha estratégica por diversas razões, principalmente pela vertente de faturamento. No primeiro semestre de 2023, o faturamento do segmento de franquias cresceu em 15% na comparação com o mesmo período de 2022. O setor atingiu R$ 105,1 bilhões até junho, frente R$ 91,4 bilhões no primeiro semestre do ano passado. Segundo dados Brain Inteligência Estratégica, cedidos com exclusividade à CNN.
Agora vamos observar por outra perspectiva. Segundo dados do IBGE, atualmente o Brasil possui 8,3 milhões de desempregados. Com o aumento crescente desse número, pode-se observar também maiores buscas por cursos de aperfeiçoamento, entre eles os cursos de oratória. A busca para recolocação no mercado de trabalho também fez com que os cursos voltados para soft skills também foram alvo de profissionais que buscavam melhorar suas posições na empresa, bem como para aperfeiçoar seus rendimentos, como é o caso dos profissionais executivos.
Agora, pense além das situações “comuns”. A geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1997 e 2010, cresceu em um ambiente digital, onde se expressar por WhatsApp ou TikTok é natural. Mas, e quando o cenário é uma conversa presencial ou uma reunião importante? As dificuldades em habilidades sociais, especialmente na comunicação, têm aumentado. Para essa geração, desenvolver uma comunicação eficaz é crucial para se destacar no mercado e em qualquer negócio, principalmente em um mundo cada vez mais digital.
Lembre-se sempre que, ambos empreendimentos possuem pontos negativos e positivos. Cabe a você avaliar qual dos dois modelos de negócios tem uma melhor adequação ao seu perfil.
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