4 dicas para se destacar durante as entrevistas online
Impulsionada pelo distanciamento social, a modalidade de entrevistas online destaca a nova realidade nos processos de contratação. As regras do novo normal, têm levado empresas a repensarem muitos de seus procedimentos. O que antes podia ser resumido a experiências presenciais, agora ocorre a quilômetros de distância e por uma tela.
Além das mudanças nos mais variados métodos, esse novo cenário também impulsionou a necessidade de novos cuidados e intensificou alguns comportamentos que antes não recebiam tanta atenção, como por exemplo, a postura e os vícios de linguagem perante às telas no dia a dia. Por isso, separamos 4 dicas de como mandar bem em todas as situações das entrevistas online.
Use o Efeito Proteus a seu favor
Seja online ou presencialmente, seu cartão de visita continua o mesmo: você. Então, nada mais justo de que sejam trabalhados aspectos que melhorem a si próprio, entre eles o Efeito Proteus. Em linhas gerais, este fenômeno consiste nas mudanças feitas pelas autorrepresentações virtuais, no comportamento real dos indivíduos.
Estudos realizados pelo pesquisador Nick Yee, graduado pela Haverford College e PHD em comunicação pela Universidade de Stanford, sobre o jogo online “World of Warcraft” provam a teoria do Efeito Proteus. Segundo o especialista, nossa identidade digital pode assumir novas personas em função do tipo de corpo virtual que utilizamos naquele ambiente. Ou seja, uma pessoa que utiliza um corpo virtual mais atrativo pode assumir uma postura mais confiante no mundo virtual do que aquela que normalmente assume no mundo real.
E qual a ligação disso com as entrevistas online? É simples. Posicione-se e se arrume como estivesse a caminho de uma entrevista presencial, escolhendo uma roupa que lhe promova a sensação de confiança e segurança. Seu “avatar”, ou seja, sua representação durante o processo será muito melhor graças a sua autoconfiança.
Verifique e teste as ferramentas
Outro ponto a ser pensado e testado com antecedência são as ferramentas tecnológicas. Celular, notebook e tablet são algumas das opções, e definir a melhor delas para sua entrevista irá depender da proposta feita pelo entrevistador. Confirme o aplicativo (Skype, Meet, Zoom etc) e posicione-se em um local calmo, silencioso e organizado.
Além disso, opte pelo adicional dos fones de ouvido. Eles irão proporcionar uma melhor audição, bem como diminuirá os riscos de eco e interferências. Seja natural e mantenha uma boa comunicação com seu entrevistador e fique de olho nas dicas de comunicação por vídeo.
Atenção aos gestos involuntários
Mãos, olhos e expressões faciais são algumas das variáveis que podem levá-lo ao sucesso ou ao fracasso. Isso acontece devido a frequência de utilização das mesmas. Gestos e expressões faciais são o complemento de tudo aquilo que transmitimos pelas palavras, por isso, utilizá-los de maneira equilibrada pode ser um grande diferencial na sua comunicação, de maneira a denotar preparo, calma e segurança.
Em contrapartida, a movimentação e expressão excessiva podem acabar com toda sua preparação, visto que ameaçam chamar mais atenção do que deveriam, pois o entrevistador pode começar a prestar mais atenção no gesto do que na sua fala.
Esse equilíbrio requer prática, afinal, após encontrá-lo ele deve se tornar um hábito. Invista na auto-observação e pratique com apoio das técnicas de oratória para gestos e expressões faciais.
Invista nas anotações
Dentre as inúmeras vantagens proporcionadas pelas entrevistas online, existe a famosa “colinha de anotações”. Durante a entrevista, preste atenção em tudo que é dito e anote suas dúvidas e observações para falar ao final da fala do entrevistador. Caso a reunião seja realizada por meio de uma plataforma que dê para compartilhar a tela, também há a possibilidade de criação de um documento no próprio dispositivo. Evite interrupções e lembre-se de que online ou presencialmente você terá de mostrar sua essência. Prepare-se e mostre tudo aquilo que você é capaz! Boa entrevista. =)
Dicas bônus
Falar bem e em público, estar preparado para entrevistas e organizar apresentações, são algumas habilidades muitas vezes deixada de lado. Entretanto, engana-se quem pensa que tais características e as demais técnicas da oratória são necessárias apenas para grandes oradores e palestrantes ou para falar em multidões. Oratória é muito mais que isso, principalmente aqui na Vox. É ser uma verdadeira academia de oratória com:
- Mais do ter 150 dinâmicas, 80 técnicas e 40 aulas;
- Diversidade de cursos, possibilitando a personalização de acordo com seu tempo e necessidade;
- Um ambiente de networking em que os alunos são desafiados a todo instante a se tornarem profissionais e pessoas melhores;
- A responsabilidade da formação de mais de 15 mil alunos.
Conseguir sentir o que é oratória para a Vox é uma experiência presencial única. Para saber mais sobre como você pode vivê-la é só clicar AQUI, e para entrar em contato com a unidade mais próxima de você AQUI.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão.
Newsletter Vox2you