4 técnicas de oratória para ser um(a) professor(a) inesquecível
Explicar temas difíceis, reter a atenção dos alunos e manter uma boa comunicação com os pais. Esses certamente são alguns dos maiores desafios dos professores, independentemente da matéria ministrada. Seja no ensino infantil, juvenil ou adulto: as dicas que passaremos aqui contemplaram qualquer uma dessas etapas. Nós queremos que suas aulas sejam momentos prazzerosos e convidativos, não aquelas obrigações chatas que todos os alunos reclamam 10000x antes de participar.
4 dicas e técnicas de oratória para ser um(a) professor(a) inesquecível
Pratique a escuta ativa
Escutar e entender o que está sendo captado pela audição e, após isso, compreender e processar a informação internamente. Essa é a premissa da escuta ativa, também chamada de, ouvir na essência. A realização dessa prática faz com que haja quase o desligamento da sua própria história, construindo algo junto a outra pessoa. É aí que mora o segredo: em meio a tantas tecnologias, ser realmente humano é a essência da conexão.
A prática de ouvir o(s) estudante(s) facilitará a criação de um vínculo afetivo e melhora a troca de saberes entre você e ele(s).
A ideia do professor como, dentro da sala de aula, o único dono do conhecimento, já ficou pra trás. Hoje, já se entende que cada aluno traz consigo uma bagagem variada e que, por essas e outras razões, a produção de conhecimento já não é unilateral, mas, sim, compartilhada. Um bom exemplo da prática dessa técnica de oratória é escutar os conhecimentos prévios do estudante. Nesse processo, o(a) professor(a) passa a atuar como um facilitador do processo de aprendizagem. O estudante vira protagonista e não um mero ouvinte.
Seja um(a) professor(a) que escuta seus alunos, que abre espaço para discussões e diálogos que antes pareciam não ultrapassar as paredes das salas de aula. Faça com que a sua sala de aula vire um ambiente de troca e não um lugar tedioso.
Planejamento é tudo
Sim! Ainda que tenham décadas de experiência e sigam ensinando o mesmo conteúdo ano após ano, professores marcantes planejam suas aulas com antecedência, buscando novidades em relação ao assunto e trazendo, para a sala de aula, algo que está além dos livros. Vídeos, podcasts, filmes, séries e até mesmo músicas são ótimas pedidas para tornar-se um(a) professor(a) memóravel e que os alunos esperam ansiosamente pela próxima aula.
Dedicar um tempo para esse planejamento fará toda a diferença para aproveitar melhor as aulas e, consequentemente, ter uma melhor experiência de troca com os alunos que delas fazem parte.
Liderar não é assunto só para o mercado de trabalho
Entender qual é o papel do professor é algo fundamental para ser marcante e inspirador. O professor é (ou deveria ser) um facilitador entre os estudantes e o conhecimento e, por isso mesmo, deve atuar como um líder. Bastam poucos cliques na web e os estudantes podem se informar sobre praticamente tudo. O professor, portanto, precisa trazer algo mais, aquele brilho que só ele deve ter.
Ao atuar como um líder – ou seja, como alguém que impacta positivamente o rendimento e o amadurecimento dos demais –, o professor se torna inspirador e pode, a partir disso, fazer uma grande diferença na vida desses futuros profissionais.
Histórias são sempre bem-vindas
Quantas histórias você já contou durante toda a sua vida? Quantas histórias você viu e ouviu até hoje? Essas são perguntas que certamente jamais saberemos a resposta, e o motivo disso tudo é que durante toda a nossa vida estamos contando, ouvindo e participando de histórias. Mas você deve estar se perguntando: qual a importância disso e o que isso tem a ver com storytelling
Como o nome já diz, o storytelling consiste em uma técnica de persuasão desenvolvida a partir da contação de uma história (“story “- história / “telling” – contar). Unindo sedução e emoção, o storytelling pode e deve ser utilizado em qualquer área de atuação, visto que todas elas são realizadas por seres humanos, e seres humanos são naturalmente seres emocionais!
- Determine um objetivo para a sua história;
- Entenda quem é sua persona;
- Planeje quais emoções gostaria de despertar;
- Seja criativo.
As grades curriculares costumam ser muito parecidas, no entanto, a percepção que os alunos têm de determinado conteúdo pode ser completamente diferente uma da outra, dependendo do perfil do professor que transmite esse conteúdo.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão!
Newsletter Vox2you