5 dicas de vendas para o home office

5 dicas de vendas para o home office

Persuadir o cliente, mostrar como seu produto é realmente bom, e conseguir manter contato com os prospects. Essas são algumas das dificuldades encontradas durante as vendas em Home Office. Frequentemente adotado por muitos profissionais e empresas, esse modelo de trabalho ganhou ainda mais espaço com a pandemia da COVID-19.

Seja presencialmente ou virtualmente, quando o assunto gira em torno das vendas, é imprescindível que você analise sua oratória. Estudada como a arte de falar bem em público, ela tem o poder de alavancar as vendas. Entretanto, quando mal utilizada ou descartada, pode ser responsável por deixar sua empresa no vermelho.

Em tempos de crise, a oratória se torna ainda mais necessária, visto que ela é um dos pilares que irão guiar seu cliente durante a jornada de compra.

Home office e vendas: como conciliar?

Você já ouviu falar da Retórica de Aristóteles? Imersa no processo de comunicação, ela é definida como a arte do convencimento, da eloquência, do bom uso da palavra e parte fundamental de qualquer discurso. É utilizada como uma das principais ferramentas para persuadir o interlocutor a fazer algo que você gostaria que ele fizesse.

Através de seus estudos, Aristóteles compôs o livro “A Retórica”, e em um dos capítulos do seu livro, o autor divide a retórica em três pilares principais, sendo eles:

  • Ethos: caracteriza-se pela credibilidade e confiança passada pelo interlocutor em seu discurso ou conteúdo;
  • Logos: define-se pela razão/provas/argumentos utilizados pelo interlocutor. Para Aristóteles, o seu discurso não será convincente se você não puder provar logicamente o que está sendo dito;
  • Pathos: é composto pelos valores e sentimentos colocados no discurso. Em outras palavras, sentimentos convencem, e a persuasão é amparada por um discurso emocionado.

Saber utilizar a Retórica de Aristóteles será um grande diferencial na construção de sua oratória, e principalmente no momento de vender, seja por Whatsapp, Instagram ou até mesmo ligações e vídeo chamadas.

DICA 1: Fique atento à linguagem corporal

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Ao se comunicar, o corpo dá sinais e pistas dos reais desejos e sentimentos diante de determinada situação. Por exemplo, se durante a reunião seu cliente está com os lábios arqueados para cima, a probabilidade é que ele esteja alegre e satisfeito. Caso aconteça o contrário, as chances são de que ele esteja insatisfeito com o que está sendo apresentado durante a negociação. O corpo fala, e compreender a arte do não dito é fundamental, por isso, invista em videoconferências onde é possível analisar a linguagem corporal do seu cliente.

 

 

DICA 2: Sua voz importa, muito!

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Quem fala precisa se fazer ouvir e entender. Entretanto, manter a voz linear demais não é algo positivo durante a negociação com o cliente. Um bom vendedor precisa aplicar nuances em seu discurso e projetar sua voz em toda e qualquer situação. Por isso, vale lembrar que quando falamos de modulação de voz, podemos pensar na variação de ritmo, volume e tom. Assim sendo, quando falamos da comunicação feita pela voz, podemos citar alguns estilos, sendo: 

 

  • Voz de ouro: Estilo forte e com tom que passe confiança. É utilizado quando o objetivo é convencer o cliente sobre determinado produto ou serviço;
  • Voz de prata: É mais professoral, calma, explicativa, técnica. Colocada em prática quando o objetivo é apresentar e explicar sobre o produto; 
  • Voz de bronze: Caracterizado por um tom mais dramático, o estilo “voz de bronze” pode ser exercido quando há a citação das dores do cliente, ou até a explanação dos prejuízos de não adquirir seu produto/serviço; 
  • Voz de veludo: É chamada de voz da alma e é exercida quando o objetivo é criar uma relação de empatia com o cliente, expressando humildade e cumplicidade por meio da emoção.

Pensando nisso, busque treinar sua voz para diferentes objetivos e públicos.

DICA 3: Empatia em primeiro lugar

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Ao entrar em contato com seu cliente, um dos elementos mais importantes para que haja sucesso na venda é a confiança. Conhecida no universo da oratória como Rapport, essa técnica baseia-se no estabelecimento de uma relação de empatia e credibilidade. Procure sempre um assunto em comum com seu cliente, isso permitirá que qualquer tensão entre ambos os lados seja quebrada.

Um dos elementos mais importantes, que favorecem ainda mais o estabelecimento do Rapport, é a suspensão de todo e qualquer tipo de julgamento com relação ao outro. É a partir desse ponto que a comunicação bem-sucedida se mostra em sua essência.

 

 

DICA 4: Para uma venda eficiente, domine sobre o que está falando

Pode parecer clichê, mas possuir domínio sobre o assunto que será abordado é um dos elementos que permitirá que você conduza a negociação com sucesso durante o home office. Para isso, existem algumas dicas práticas:

  • Defina um objetivo claro para o contato que será feito;
  • Separe uma pauta em tópicos e na ordem que permite que o diálogo seja fluído;
  • Mantenha a escuta ativa e anote, junto aos tópicos definidos, informações que não pode deixar passar em branco;
  • Antes de iniciar a call, saiba qual o próximo passo que deseja dar;
  • Faça o planejamento da call com antecedência para identificar gaps de conhecimento, ou seja, aquilo que você domina e o que precisa de mais atenção.

Além do domínio do assunto, é de extrema importância que se esteja convicto dele. Ao falar de forma convicta, a impressão passada para o cliente é de segurança.

DICA 5: Organize-se, e cuidado com os exageros

Segundo Dale Carnegie, autor do livro “Como falar em público e encantar as pessoas”, o ser humano mantém sua verdadeira atenção por 45 minutos. Por isso, com o planejamento de seu contato em mãos, é hora de entender que os excessos não são bons.

Além de manter-se atento a isso, busque sempre aplicar analogias em seus processos de vendas, principalmente em Home Office. Durante suas cold calls e videoconferências, invista nas analogias para facilitar o entendimento do que está sendo dito.

  • Exemplo:

Se seu cliente diz: “Como você quer me convencer que seu, que é mais caro, pode ser mais lucrativo para mim?”

Você responde: “Da mesma forma que uma gasolina aditivada é mais cara, mas dá melhores resultados para seu carro.”

Dessa maneira, seu cliente terá uma compreensão visual e ainda mais persuasiva sobre a lógica do que está sendo dito, principalmente quando se trata dos diferenciais do seu produto. Uma dica é a criação de um repertório de analogias para os conceitos que você mais precisa explicar no dia-a-dia, seja do seu produto, empresa, projetos e etc.

**Dicas extras para vender no home office**

+ Em seu speech de vendas, utilize a técnica de indicação. Em linhas gerais, ao finalizar o contato com seu cliente, peça que o mesmo indique algumas pessoas que também consumiriam o produto ou serviço que você está oferecendo. Uma dica valiosa é o uso da política de premiações para aqueles clientes que realizarem as indicações.

+ Faça da crise um momento de oportunidade.

Durante esse período de quarentena sabemos que muitas pessoas não querem se comprometer com a compra de produtos e serviços. Nesse momento, coloque sua persuasão em prática, e destaque para o seu cliente como seu produto fará a diferença para ele nesse momento, e também no momento de pós-quarentena. Não se esqueça dos gatilhos mentais, eles irão ajuda-lo a persuadir seu cliente por meio das emoções e percepções sociais do mesmo , por exemplo:

  • Gatilho mental de segurança

“O produto X vai diminuir em 100% o seu risco de morrer de infarto”

“Produto X já ajudou mais de 987 pessoas a se manterem seguros contra o infarto”.

  • Gatilho de Autoridade

“Coca Cola e Netflix como clientes atestam a nossa qualidade”.

“Dr. Lair Ribeiro comprova e recomenda nosso método de emagrecimento”.

 

Quando a venda não é presencial, muita coisa muda, menos a essência. Mantenha o planejamento e a organização em dia, fazendo da tecnologia uma aliada. Boas vendas!

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