Oratória: 5 técnicas para falar bem em público
Saber se expressar, mas também sentir. Saber falar com clareza, mas também ouvir. Convencer o público com sua ideia e também vender seu produto. Essa é a oratória. Uma arte em que você torna aquilo que fala uma coisa memorável e emocionante para o ouvinte.
O que é oratória?
Fundamental para o crescimento tanto pessoal, quanto profissional, a oratória é um dos princípios para dominar a arte de falar bem. Além disso, ela também é um dos segmentos de expressão da retórica, campo que emprega a linguagem para persuadir ou transmitir uma mensagem de forma persuasiva e convincente. Assim, podemos dizer que a oratória consiste em um conjunto de técnicas que potencializam a forma com que a informação é transmitida.
Historicamente, a Grécia Antiga foi o primeiro local a ser palco para oratória, de maneira a ser utilizada para melhorar a argumentação dos cidadãos. Com o passar do tempo, Sócrates e Aristóteles passaram a estudar a oratória de maneira mais ampla.
Denominada como a prática de falar bem em público, a oratória foi base para o desenvolvimento de técnicas para falar bem em diversas situações, por exemplo, vendas e palestras. Estudos também foram feitos a respeito da glossofobia, que é entendida como o medo de falar em público.
Como qualquer outra habilidade, a arte de falar bem em público pode e deve ser exercitada, a fim de tornar o discurso mais espontâneo. É pensando nisso que separamos 5 técnicas de oratória para falar em público sem medo. Bora lá!?
Dica 1: Programação Neurolinguística(PNL)
Programação quem?
O nome pode ser difícil, mas a PNL é caracteriza-se pelo estudo do funcionamento mental humano, buscando identificar, analisar e classificar certos padrões que se repetem e impactam diretamente no comportamento humano. Essa identificação permite que através de técnicas, seja possível modelar qualquer resultado desejado. Ao utilizar a programação neurolinguistíca você alcança desde o aumento das vendas, até um melhor desenvolvimento de relações interpessoais.
Uma das técnicas de PNL que você pode usar para vencer o medo de falar em público é o círculo da excelência. Para colocá-lo em prática, siga estes passos:
- Fique em pé e imagine um círculo à sua frente;
- Mentalmente, insira no círculo uma música que lhe faça bem, uma cor que você gosta e emoções positivas (como coragem e atitude);
- Ainda com os olhos fechados, dê um passo e entre no círculo imaginário;
- Dentro dele, sinta a vibração e a energia de tudo de bom que você colocou ali;
- Agora saia do círculo imaginário quebrando o padrão vibratório;
- Entre novamente e sinta as sensações positivas;
- Repita de 3 a 4 vezes e se sentirá mais confiante para falar bem em público.
Dica 2: Gestos e expressões
Quem nunca passou pela situação de que nem com um milhão de palavras conseguiu se expressar como desejava?
Representando a essência de quem comunica, a linguagem corporal nos afirma uma coisa: o corpo não fala, ele grita. Além da fala, a linguagem corporal também é um importante fator para falar bem em público.
Conforme Weil e Tompakow (1986) nossos olhos são de grande importância expressiva, pois eles nos dizem a atitude de nossas mentes. Por exemplo, ao ficar com as sobrancelhas abaixadas a indicação é de concentração e seriedade. No caso contrário, em que as sobrancelhas estão levantadas, passa-se o sentimento de alegria e surpresa com aquilo que está sendo dito.
Com relação ao corpo, mantenha sua postura sempre ereta. Essa atitude passará credibilidade ao seu público. Se possível mantenha-se em movimento na sala ou no palco para dialogar com outras pessoas, de maneira a deixar seu público seguro e confiante em você.
Lembre-se que constantemente a primeira impressão é a que fica, ou seja, a decisão do interlocutor pode ser tomada antes mesmo que você passe a mensagem. Além de ficar atento ao que fazer para falar bem em público, também se atente ao que não fazer durante sua fala:
- Evite ficar com as mãos no bolso;
- Cuidado ao ficar andando exageradamente de um lado para o outro;
- Não mexa frequentemente em acessórios;
- Observe e evite trocar o pé de apoio.
Dica 3: Modulação de voz
Você já passou pela experiência de não entender os momentos de ênfase de alguma frase?
Em um discurso, uma das partes mais importantes é a voz. Ela projeta sentimentos, enriquece o pensamento, facilita a compreensão do receptor e ao mesmo tempo revela a personalidade de quem está falando. Ao colocar-se na posição de comunicador não se esqueça de que você deve ser ouvido e entendido.
- Ritmo (rápido ou devagar);
- Volume (mais alto ou mais baixo);
- Tom (grave ou agudo).
Caso sua intenção seja falar de maneira mais íntima, fale mais baixo. Caso você precise dar ênfase no que está dizendo, diminua o ritmo e fale mais pausadamente.
Busque adequar sua voz às situações que você passa, variando nos aspectos citados acima, só não se esqueça de que a modulação deve ser coerente com o conteúdo que está sendo apresentado. Para isso, é fundamental que você torne a leitura um hábito, treinando não só a voz, mas também aumentando seu vocabulário.
Dica 4: Rapport
R-A-P-P-O-R-T: Se colocar no lugar de alguém, com a empatia em primeiro lugar.
“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um laço forte em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem sucedida”.
Robbins, 2013 p.216
Estudado na Programação Neurolinguística (PNL), o Rapport também é implantado nas vendas, principalmente na negociação de uma relação comercial efetiva e estável.
O Rapport muitas vezes é tão forte que as pessoas começam a seguir nossos movimentos, espelhando gestos, postura, entre outras ações. Para conseguir estabelecê-lo no momento de falar em público não se esqueça de:
- Concentre-se no seu olhar de maneira a dar atenção exclusiva para cada pessoa do seu público, evitando olhá-lo de maneira robótica.
- Tenha propriedade sobre o que falar, estudando muito bem o tema a ser tratado. Lembre-se que você está buscando a confiança do seu público.
- Este é um dos “quebradores de gelo” mais eficazes que temos e não pagamos nada para utilizá-lo.
Tenha sempre em mente que para qualquer indivíduo é mais fácil se identificar e confiar em algo, ou alguém, que reflete sua própria personalidade. Afinal, quem não gosta de comprar/vender e se relacionar com pessoas que se identificam de alguma maneira?
DICA 5: Ancoragem
Mas ancoragem não é feita no navio?
Isso mesmo! Baseada no princípio da âncora dos navios, o processo de ancoragem funciona de maneira similar. A ancoragem é basicamente a criação de um estímulo-resposta, em que imagens, sons, toques, cheiros e gostos tomam a função de âncora para o estabelecimento e reativação de processos mentais.
Agora que você tem todas essas técnicas de oratória à sua disposição, ficou claro que falar em público é uma arte, e por isso demandará de você muito treinamento.
É por isso que aqui na Vox2you nossos alunos têm networking garantindo, aprendendo na prática mais de 80 técnicas e 150 dinâmicas. Você pode saber mais sobre a Vox2you clicando AQUI e também entrar em contato com a unidade mais próxima de você clicando AQUI.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão.
Newsletter Vox2you