Aprenda com um tomate: conheça em detalhes o método pomodoro
Você já imaginou aprender com um tomate sobre gerenciamento de tempo? É exatamente essa a proposta do blog de hoje. Chamado “método pomodoro”, a técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo, no final dos anos 80. Nesse período, Francisco estava na universidade, por isso buscava por uma ferramenta que o ajudasse a aumentar sua produtividade nos estudos. Sua escolha foi o relógio da sua própria cozinha, o qual possuía o formato de um tomate, que em tradução para o italiano é ‘pomodoro’.
Sua estratégia consistia em programar o relógio em 25 minutos para que, durante esse período, existisse 100% de concentração nos estudos, sem nenhuma interrupção. Ao final, o relógio disparava, sinalizando a pausa das atividades.
Como praticar a técnica pomodoro?
Antes de dar início aos trabalhos, faça uma lista com todas as tarefas que você precisa executar naquele dia, colocando-as em ordem de importância. Seja racional na hora de listar suas tarefas. Ou seja, nada de colocar que você executará uma tarefa em 1h, sendo que você sabe que ela demora 2h e vice-versa. As expectativas realistas são a chave para ser produtivo. Além disso, lembre-se de que, apesar de ser uma técnica para melhorar a gestão do tempo, o descanso jamais deve ser negligenciado: seu tempo dormindo fará com que, quando acordado, haja foco e produtividade.
Com essas ressalvas importantíssimas, vamos ao passo a passo:
- Faça uma lista com as tarefas que estão pendentes;
- Programe um cronômetro para 25 minutos e trabalhe sem interrupções em uma dessas tarefas;
- Ao final do tempo, faça uma pausa de 5 minutos;
- Retome o trabalho depois da pausa e mantenha esse ritmo de trabalho até a finalização das tarefas.
Segundo o próprio Cirillo, a recomendação é de concentração máxima para realizar a tarefa no tempo determinado, anotando as distrações que ocorrerem nesses períodos. Essas interrupções podem ser internas — cometidas por nós mesmos, como sentir fome ou ir ao banheiro — e externas — checar e-mails ou notificações no celular.
Tenha em mente que ao saber o número de tarefas que você consegue realizar durante o dia e o tempo gasto em cada uma delas, você poderá avaliar seus pontos de melhoria e aqueles que já estão dando bons frutos. Por exemplo, se você chega à conclusão de que executa menos tarefas na parte da manhã, talvez valha a pena começar a trabalhar mais tarde, se isso for possível.
Como aplicar o método pomodoro para desenvolver a comunicação?
Por se tratar de uma técnica elaborada para momentos de estudo, o método pomodoro pode sim ser utilizado na comunicação.
3 sites e apps com timer para ajudar a usar o método pomodoro
Focus Booster
Além de facilitar a aplicação do método Pomodoro, o Focus Booster também oferece um dashboard com gráficos e relatórios de produtividade. Ela está disponível para macOS e Windows e é paga – mas possui uma versão gratuita limitada e teste de 30 dias.
Pomelloapp
Unindo o Trello (um dos gestores de atividades mais famosos do mundo), com o método pomodoro, o Pomelloapp é uma extensão que permite a gestão de tempo aplicada diretamente nos cards do Trello. Disponível para Google Chrome, Linux e Windows, ela oferece planos gratuitos e também pagos.
Pomofocus
Podendo ser utilizado tanto no navegador do desktop como em dispositivos móveis, o Pomofocus é um cronômetro pomodoro personalizável que permite a notificação de áudio ao final de um período de tempo, além de liberar intervalos personalizáveis, podendo ser curto (5 minutos) ou longo (15 minutos) e relatórios.
App de relógio do celular
O aplicativo de relógio do seu celular também pode ser utilizado para o método de gerenciamento de tempo. Para isso, é só marcar o tempo no timer e seguir as regras da técnica durante o dia. Caso precise, anote quantos Pomodoros (intervalos de 25 min) e quantas pausas foram concluídos em uma folha de papel para não se perder.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão!
Newsletter Vox2you