Ir para o conteúdo
Vox2You – Blog
  • Início
  • Dicas e Curiosidades
  • Oratória
  • Franquias
  • Acesse o Site
  • Página inicial
  • Sem categoria
  • Como pedir feedbacks: 6 dicas para usar hoje

Como pedir feedbacks: 6 dicas para usar hoje

  • By: Vox2you
  • On: 16 de junho de 2023
  • 0 comentário
Como pedir feedbacks: 6 dicas para usar hoje

Apesar de comumente visto apenas em empresas e ambientes corporativos, os feedbacks devem ser dados e recebidos em todos os aspectos da vida. Em linhas gerais, ele funciona como um “retorno” de uma análise sob seus pontos fortes e percepções de pontos que precisam ser desenvolvidos ou adquiridos em um futuro próximo. Um bom feedback é aquele que é dado de maneira construtiva e nunca agressiva ou desrespeitosa.

Como pedir feedbacks ao líder

Embora seja fácil dizer que você deve pedir feedback ao seu líder, nem sempre é fácil fazê-lo. Então, antes de mais nada, entenda o cenário que a empresa está. Caso ela já utilize o feedback no cotidiano, descubra em quais instâncias é possível pedir feedback. Muitas empresas possuem datas, momentos específicos e até ferramentas voltadas para isso. Porém, caso a empresa não tenha esses momentos, escolha arriscar. Peça o feedback e demonstre que você se importa com os resultados que vêm entregando para a empresa.

Após entender o cenário, chegou a hora de agir. Para isso, separamos 3 dicas cruciais:

  1. Seja específico: Ao pedir feedback, seja claro e específico sobre o que você gostaria de receber feedback. Se você está procurando feedback sobre um projeto específico, certifique-se de mencioná-lo. Isso permitirá que seu líder se prepare adequadamente para a conversa;
  2. Esteja aberto: Esteja disposto a ouvir críticas construtivas. Embora possa ser difícil ouvir coisas que você precisa melhorar, é importante ter uma mente aberta e entender que o feedback é uma oportunidade para crescer;
  3. Faça perguntas abertas: Durante a conversa, faça perguntas abertas sobre o seu desempenho. Diferentemente das perguntas objetivas, ou seja, respondidas apenas com sim e não, as perguntas abertas dão margem a uma conversa leve e rica em conteúdos.

Vá sem medo e caso o medo chegue: passe por cima dele.

Como pedir feedbacks ao cliente

Antes de sair solicitando feedbacks para um cliente, é crucial entender que ele pode ocorrer com foco em diferentes aspectos do negócio. Hoje trabalharemos com a solicitação de retorno sobre o atendimento e sobre o produto

O feedback para o atendimento permite a coleta de insights interessantes sobre a forma de contato e até mesmo a organização de ações de melhoria, como: contratação de ferramentas para agilizar o atendimento, construção de um roteiro padronizado e bate-papos realmente funcionais com o time responsável.

Já no caso de pedir feedbacks para o produto em si, peça sinceridade aos clientes e busque informações como: facilidade de uso, necessidade de manutenção e fragilidade de componentes.

Como pedir feedback virtualmente?

Pedir feedback pelo Instagram ou pelo WhatsApp pressupõe, primeiro, a autorização do cliente para isso. Após isso é importante identificar que tipo de feedback você deseja. Se for um feedback de atendimento, espere 1 dia após a finalização do contato com o cliente para enviar uma mensagem.

Caso seja um feedback a respeito da compra e entrega do produto, espere o pedido chegar e em seguida envie uma mensagem solicitando a opinião do cliente com o processo de compra. Fique à vontade para pedir o feedback diretamente na mensagem ou para enviar algum tipo de formulário externo, como o Google Forms.

Como pedir feedbacks à equipe

Tenha objetividade

Falar com clareza e objetividade é muito importante, independente do público-alvo. Uma comunicação clara é aquela que dispensa “rodeios”, que não dá voltas e voltas sem chegar a lugar algum. Para que isso seja possível é importante saber o que se quer falar. Em uma reunião, por exemplo, tome nota dos principais pontos a serem tratados com sua equipe de trabalho.

Escolha as perguntas abertas

Durante a conversa, faça perguntas abertas sobre o seu desempenho. Diferentemente das perguntas objetivas, ou seja, respondidas apenas com sim e não, as perguntas abertas dão margem a uma conversa leve e rica em conteúdos.

Proponha-se a ouvir verdadeiramente

Mandamento para uma escuta verdadeira: esteja presente, atento, engajado, aberto e flexível. Ouvir na essência em meio à era digital + à sobrecarga de informações + menor tempo de atenção, tornou-se uma habilidade quase que extinta. A verdadeira escuta ativar requer que você se concentre na outra pessoa com todos os seus sentidos. Quando outra pessoa estiver falando, aproveite o tempo. Ouça sem julgar a outra pessoa ou criticando mentalmente as coisas que ela lhe diz. Se o que ela diz lhe alarmar, vá em frente e se sinta alarmado, mas não diga a si mesmo. Ouça sem tirar conclusões precipitadas.

Um feedback feito de qualquer maneira é motivo para que os funcionários sintam-se desprestigiados e desrespeitados, podendo chegar a casos graves de estresse e até mesmo doenças. Lembre-se que o objetivo de um feedback é melhorar algum processo que possa estar tendo resultados negativos e/ou potencializar algo que está tendo uma boa performance. Nunca utilize essa ferramenta como forma de desabafar raivas e/ou frustrações pessoais.

Além disso, seja claro sobre as áreas em que você deseja melhorar e peça sugestões específicas sobre como alcançar seus objetivos. Isso ajudará a equipe a se concentrar nos pontos a serem ditos.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão!

 Newsletter Vox2you


Navegação de post

Post anterior
8 estratégias de como parar de falar "tipo"
Próximo post
6 dicas para driblar a dificuldade de olhar nos olhos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar:

Postagens Recentes:

  • Comunicação Assertiva: O Guia Completo para Falar com Clareza e Respeito
  • Inteligência emocional e comunicação
  • A verdadeira história da Vox2you
  • Oratória para vendas como diferencial competitivo
  • Liderança transformacional: comunicação que motiva a equipe

Comentários

  • Ana Di Luca em Liderança transformacional: comunicação que motiva a equipe
  • Ana Di Luca em Liderança transformacional: comunicação que motiva a equipe
  • Vox2you em Franquia Vox2you: 12 Dúvidas sobre este Modelo de Negócio
  • Andreilson Venancio da Silva em Franquia Vox2you: 12 Dúvidas sobre este Modelo de Negócio
  • Lara em Ansiedade social: 11 técnicas para lidar com ela
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Pinterest

Contato:

Telefone: (16) 99622-6007

E-mail: contato@vox2you.com.br

Redes Sociais

  • Gostar
  • Seguir
  • Conectar
Copyright © 2025 Vox2You - Blog. All rights reserved.
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento.
Configurações do CookieRejeitar todosAceitar todos
Gerenciar consentimento

Política de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR