Como pedir feedbacks: 6 dicas para usar hoje
Apesar de comumente visto apenas em empresas e ambientes corporativos, os feedbacks devem ser dados e recebidos em todos os aspectos da vida. Em linhas gerais, ele funciona como um “retorno” de uma análise sob seus pontos fortes e percepções de pontos que precisam ser desenvolvidos ou adquiridos em um futuro próximo. Um bom feedback é aquele que é dado de maneira construtiva e nunca agressiva ou desrespeitosa.
Como pedir feedbacks ao líder
Embora seja fácil dizer que você deve pedir feedback ao seu líder, nem sempre é fácil fazê-lo. Então, antes de mais nada, entenda o cenário que a empresa está. Caso ela já utilize o feedback no cotidiano, descubra em quais instâncias é possível pedir feedback. Muitas empresas possuem datas, momentos específicos e até ferramentas voltadas para isso. Porém, caso a empresa não tenha esses momentos, escolha arriscar. Peça o feedback e demonstre que você se importa com os resultados que vêm entregando para a empresa.
Após entender o cenário, chegou a hora de agir. Para isso, separamos 3 dicas cruciais:
- Seja específico: Ao pedir feedback, seja claro e específico sobre o que você gostaria de receber feedback. Se você está procurando feedback sobre um projeto específico, certifique-se de mencioná-lo. Isso permitirá que seu líder se prepare adequadamente para a conversa;
- Esteja aberto: Esteja disposto a ouvir críticas construtivas. Embora possa ser difícil ouvir coisas que você precisa melhorar, é importante ter uma mente aberta e entender que o feedback é uma oportunidade para crescer;
- Faça perguntas abertas: Durante a conversa, faça perguntas abertas sobre o seu desempenho. Diferentemente das perguntas objetivas, ou seja, respondidas apenas com sim e não, as perguntas abertas dão margem a uma conversa leve e rica em conteúdos.
Vá sem medo e caso o medo chegue: passe por cima dele.
Como pedir feedbacks ao cliente
Antes de sair solicitando feedbacks para um cliente, é crucial entender que ele pode ocorrer com foco em diferentes aspectos do negócio. Hoje trabalharemos com a solicitação de retorno sobre o atendimento e sobre o produto
O feedback para o atendimento permite a coleta de insights interessantes sobre a forma de contato e até mesmo a organização de ações de melhoria, como: contratação de ferramentas para agilizar o atendimento, construção de um roteiro padronizado e bate-papos realmente funcionais com o time responsável.
Já no caso de pedir feedbacks para o produto em si, peça sinceridade aos clientes e busque informações como: facilidade de uso, necessidade de manutenção e fragilidade de componentes.
Como pedir feedback virtualmente?
Pedir feedback pelo Instagram ou pelo WhatsApp pressupõe, primeiro, a autorização do cliente para isso. Após isso é importante identificar que tipo de feedback você deseja. Se for um feedback de atendimento, espere 1 dia após a finalização do contato com o cliente para enviar uma mensagem.
Caso seja um feedback a respeito da compra e entrega do produto, espere o pedido chegar e em seguida envie uma mensagem solicitando a opinião do cliente com o processo de compra. Fique à vontade para pedir o feedback diretamente na mensagem ou para enviar algum tipo de formulário externo, como o Google Forms.
Como pedir feedbacks à equipe
Tenha objetividade
Falar com clareza e objetividade é muito importante, independente do público-alvo. Uma comunicação clara é aquela que dispensa “rodeios”, que não dá voltas e voltas sem chegar a lugar algum. Para que isso seja possível é importante saber o que se quer falar. Em uma reunião, por exemplo, tome nota dos principais pontos a serem tratados com sua equipe de trabalho.
Escolha as perguntas abertas
Durante a conversa, faça perguntas abertas sobre o seu desempenho. Diferentemente das perguntas objetivas, ou seja, respondidas apenas com sim e não, as perguntas abertas dão margem a uma conversa leve e rica em conteúdos.
Proponha-se a ouvir verdadeiramente
Mandamento para uma escuta verdadeira: esteja presente, atento, engajado, aberto e flexível. Ouvir na essência em meio à era digital + à sobrecarga de informações + menor tempo de atenção, tornou-se uma habilidade quase que extinta. A verdadeira escuta ativar requer que você se concentre na outra pessoa com todos os seus sentidos. Quando outra pessoa estiver falando, aproveite o tempo. Ouça sem julgar a outra pessoa ou criticando mentalmente as coisas que ela lhe diz. Se o que ela diz lhe alarmar, vá em frente e se sinta alarmado, mas não diga a si mesmo. Ouça sem tirar conclusões precipitadas.
Um feedback feito de qualquer maneira é motivo para que os funcionários sintam-se desprestigiados e desrespeitados, podendo chegar a casos graves de estresse e até mesmo doenças. Lembre-se que o objetivo de um feedback é melhorar algum processo que possa estar tendo resultados negativos e/ou potencializar algo que está tendo uma boa performance. Nunca utilize essa ferramenta como forma de desabafar raivas e/ou frustrações pessoais.
Além disso, seja claro sobre as áreas em que você deseja melhorar e peça sugestões específicas sobre como alcançar seus objetivos. Isso ajudará a equipe a se concentrar nos pontos a serem ditos.
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