Como vender mais no Instagram: 4 dicas de oratória matadoras
Terceiro país em número de usuários de Instagram, atrás da Índia e dos Estados Unidos. Esse é o posicionamento do Brasil no ranking de usuários ativos por país. Complementando esse dado, a pesquisa realizada em janeiro de 2022 pela DataReportal revelou que 53% destes usuários acessam o aplicativo várias vezes aor dia e que 80% acreditam que o Instagram pode aproximar não só pessoas, como empresas. É nesse momento que, mais do que nunca, a dúvida “como vender mais no Instagram” aparece saltitando na mente de inúmeros profissionais.
De acordo com outra pesquisa, mas agora realizada pela Opinion Box, empresa de tecnologia referência em pesquisa de mercado e customer experience, 55% dos entrevistados já usaram o o Instagram para conversar com empresas.
Alguns outros dados interessantes revelam que:
- 15% dos jovens usa o Instagram para fazer compras;
- 56% entram na rede várias vezes por dia;
- 62% publicam mais stories do que conteúdo no feed e 58% preferem ver stories do que o feed;
- 86% seguem empresas no Instagram;
- 78% acham que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores;
- 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram e pronto: você já tem bons motivos para estar na rede se relacionando com seu público.
Você ainda realmente acha que o Instagram não é uma potente ferramenta para aumentar suas vendas?! Bora aprender como potencializar ainda mais isso.
4 técnicas de oratória para vender mais no Instagram
Se você cansou de procurar por boas dicas de como vender mais no Instagram e só caiu em conteúdos rasos e nada práticos, se liga porque esse é o momento de compreender a teoria e o principal: como praticar tudo isso!
Apareça, mas mantenha a naturalidade
Você já se pegou pensando o que os outros pensariam se você agisse do modo X ou do modo Y? Já refletiu se durante um momento específico elas julgaram sua performance? Essas são exatamente as situações que você deve abolir não só dos seus vídeos, mas também da vida. Perder o medo de gravar vídeos, seja para o feed ou para os stories é um processo contínuo, que deve ser praticado todos os dias.
Tenha sempre em mente que mesmo aprendendo técnicas avançadas de oratória, você deve ser você mesmo, evitando exageros.
Com esses pilares em mente, vale lembrar também duas características apontadas por Daniel Joseph, psicólogo cognitivo americano-canadense e neurocientista:
- Atenção à quantidade. Tenha sempre a percepção que sua contribuição está sendo informativa e necessária, ou seja, não informe de maneira insuficiente e nem exagerada demais. Por exemplo, em uma situação em que um de seus seguidores pergunta “onde encontro o e-book gratuito?”, responder um mero “ali” o faz pecar pela insuficiência, assim como responder “ no link inserido na bio, na décima posição, acima do link do WhatsApp e abaixo do link direcionando a localização” o faz pecar pelo exagero.
- Qualidade também importa. Em um bom processo de comunicação não há espaço para informações incorretas ou invalidadas, principalmente no ambiente virtual, em decorrência do aumento das fake news. Recuse-se a falar sobre algo que você tem motivos para acreditar ser falso, visto que, falar sobre algo que você não acredita, acaba prejudicando também a sua credibilidade como profissional.
Utilize os “melhores amigos” para fortalecer o Rapport
Empatia é o segredo de todas as relações humanas, sejam elas presenciais ou virtuais. E essa é exatamente a premissa do Rapport. Por meio dessa técnica também acontece o o famoso “quebrar o gelo”, afinal, essa é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazendo-o sentir que você o entende e que vocês têm um laço forte em comum. Tenha sempre em mente que para qualquer indivíduo é mais fácil se identificar e confiar em algo, ou alguém, que reflete sua própria personalidade.
Nesse cenário, utilizar os “melhores amigos” é uma forte estratégia para se relacionar e vender mais no Instagram. Inicialmente, o recurso foi criado como um estímulo para perfis pessoais, todavia, marcas e influenciadores não só podem, como têm altas chances de extrair grandes benefícios dele.
Ao montar o “melhores amigos”, o círculo do storie ganhará uma cor de contorno diferente, ele ficará verde. E, todos os membros desse “grupo” perceberão que estão inseridos ali. A ferramenta permite que você tenha um espaço 100% personalizado, gerando a sensação de exclusividade nos membros pertencentes ali. Além disso, essa lista “VIP” também pode promover:
- Conteúdos exclusivos;
- Condições/promoções/descontos especiais;
- Convites para essas pessoas testarem um novo produto antes das outras;
- Coleta de opiniões a respeito, já que elas materializam o seu “consumidor ideal”;
- Envio de mimos da marca.
Antecipe as possíveis objeções
Não quero comprar o seu produto. Não tenho dinheiro agora. Vou ver e depois te aviso. Na prática, todas essas frases são consideradas objeções, ou seja, uma desconfiança ou deficiência sentida pelo seu cliente com relação ao seu produto/serviço. Aprender a contorná-las é bom, mas entender como antecipá-las é melhor ainda. Para isso, siga sempre esses dois passos:
- Observação e abordagem do que mais é levantado durante o processo de vendas;
- Tenha sempre “em mãos” as soluções trazidas pelo seu produto/serviço.
A partir disso, invista na produção de conteúdos que englobam esses pontos, organize seus destaques e jamais deixe seu público no vácuo, seja por comentários ou direct.
Aproveite os gatilhos mentais
Já pensou se para cada decisão precisássemos pensar em cada pequeno detalhe? Respirar é um bom exemplo de que isso não funcionaria, afinal, não é necessário planejar as ações “agora puxe o ar”, “infle os pulmões”, “agora coloque o ar para fora”. Só de imaginar, o cérebro já cansa.
E, para filtrar o que realmente é importante ou não, nosso sistema nervoso usa uma série de mecanismos na tomada de decisões. Alguns deles são os gatilhos mentais.
Escassez
Quantas vezes você já viu um produto sendo divulgado com as seguintes informações “vagas limitadas” ou “restam poucas vagas”? Certamente a primeira coisa que você pensa é que precisa adquirir logo o seu ou então vai perder aquela chance. O mesmo vale para eventos, serviços etc. Separamos abaixo algumas das vertentes que podem ser utilizadas para vender mais no Instagram e também em outros canais que possam ser utilizados pela sua marca.
- Vagas limitadas;
- Descontos limitados para os primeiros X compradores;
- Só hoje;
- Por tempo limitado.
Prova social
Além de aumentar as vendas, a utilização desse tipo de gatilho mental também contribui (e muito) para a construção da credibilidade e de uma comunicada da marca.
Uma das formas de colocar esse gatilho em prática é por meio da exibição de números. Construa uma base de dados úteis para esse objetivo, por exemplo, o número de clientes que usaram, testaram e aprovaram seu produto/serviço. Outra forma, muito eficaz de usar esse gatilho é por meio dos depoimentos dados pelos clientes.
Antecipação
Estimulação do público em relação a algo que está vindo por aí. Esse é o princípio aqui. Construa a expectativa do seu público perante eventos futuros, sejam eles, webinários, novos produtos ou uma novidade sobre a marca que só pode ser contada em determinada data. Contudo, não basta apenas soltar “spoilers”, é preciso saber a hora certa e gerar conexão com o público, para assim, manter o gatilho ativado de maneira satisfatória.
Persuadir, mostrar como seu produto/serviço é realmente bom e que ele pode mudar vidas é um objetivo que deve ser trabalhado todos os dias, de maneira cumulativa, afinal, você sempre precisará vender para ter bons resultados no final do mês. Lembre-se de que todos os processos comerciais têm um elemento crucial e que jamais pode ser esquecido: a comunicação.
Milhares de profissionais da área comercial já transformaram seus resultados após os cursos de oratória da Vox2you. Thaiany Ferregutti , aluna da unidade Ribeirão Preto Sul, é a prova disso.
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