Ir para o conteúdo
Vox2You – Blog
  • Início
  • Dicas e Curiosidades
  • Oratória
  • Franquias
  • Acesse o Site
  • Página inicial
  • Técnicas de oratória e comunicação
  • Telefonofobia: entenda o medo de falar ao telefone

Telefonofobia: entenda o medo de falar ao telefone

  • By: Vox2you
  • On: 7 de agosto de 2020
  • 0 comentário
Telefonofobia: entenda o medo de falar ao telefone

Atender ou realizar um telefonema é uma atividade corriqueira e de praxe para muitos. O que pouco se sabe é que tal tarefa é um pesadelo para muitas pessoas e tem um nome muito característico: telefonofobia.

Em linhas gerais, a telefonofobia consiste no “medo de falar ao telefone” e em toda angústia gerada por isso. Pulso acelerado, hiperventilação, náuseas, boca seca e até mesmo ataques de pânico, são alguns dos sintomas vividos por quem é acometido pela telefonofobia, que sente na pele os prejuízos tanto na saúde quanto no desenvolvimento pessoal e profissional. 

É para que tais consequências não sejam vividas que, Luis Fernando Câmara separou algumas dicas rápidas de oratória. 

Buscar por dicas e estratégias que irão auxiliar no seu desenvolvimento pessoal e profissional é um excelente caminho. Entender mais sobre a telefonofobia e como eliminá-la de vez é o que espera por você neste conteúdo. Bora conferir!

O que é a telefonofobia?

Palco para inúmeras transformações tecnológicas, o século XXI é também cenário para mais uma mudança na configuração da comunicação humana. A chegada dos smartphones com acesso à internet são precursores de uma tendência cada vez mais observada: a solidificação da comunicação em mensagens de texto, voz e emojis. O que antes era conversado e resolvido por ligações telefônicas e encontros presenciais, hoje é comunicado da forma mais breve e simplificada possível.

Assim como o medo de falar em público, a telefonofobia também se enquadra como uma fobia, ou seja, medo ou aversão exagerado de algo ou alguém. Ao ser acometido por uma fobia, o indivíduo vivencia uma doença psicológica com a sensação patológica de angústia infinita. 

Qual a origem da telefonofobia?

Por se tratar de uma fobia, o medo de falar ao telefone pode ser originado por vários motivos. Entretanto, situações comuns, como, ligações ou brincadeiras traumáticas na infância e uso excessivo e traumático do telefone por motivos de trabalho, podem ser fortes gatilhos de desenvolvimento.

Por outro lado, em algumas pessoas, a telefonofobia pode se desenvolver após o recebimento de notícias negativas, como, morte, acidente ou doença de um ente querido. Nesses casos, geralmente ocorre o medo irracional de que qualquer ligação se trate de assuntos negativos ou tragédias.

Sintomas

Assim como qualquer outra patologia, a telefonofobia também abarca sintomas primários, que podem ser divididos em três categorias, sendo: físico, verbal e emocional.

Sintomas Físicos

  • Boca seca;
  • Náuseas ou vômitos em casos muito extremos;
  • Transpiração excessiva e tremores no corpo;
  • Taquicardia, dificuldade para respirar, ansiedade intensa;

Sintomas Verbais

  • Voz tensa, trêmula ou fraca;

Sintomas Emocionais

  • Medo de se perder;
  • Medo do silêncio; 
  • Confusão;
  • Falta de concentração.

Como tratar?

O primeiro passo para tratar e extinguir uma fobia é reconhecê-la. Identificar e entender verdadeiramente o problema é a melhor maneira de encontrar soluções. É só a partir do autoconhecimento que podem ser buscadas técnicas auxiliares e profissionais especializados. 

Praticar a técnica da Ancoragem pode ser um ótimo ponto de partida. Ela é uma vertente estudada tanto na psicologia, quanto na Programação Neurolinguística e é uma ótima aliada no controle da ansiedade e do nervosismo.

Além da técnica da Ancoragem como intermediária para controle de tais fatores, também existe a prática direta com o telefone. Para realizá-la, você pode seguir um passo a passo básico:

  • Busque por um local calmo e que você se sinta seguro(a);
  • Simule situações em que você necessite realizar e atender chamadas telefônicas. Lembre-se que é imprescindível agir como se aquela situação realmente estivesse acontecendo.

Curso de oratória: mais um aliado contra a telefonofobia

Eliminar de vez o medo de falar ao telefone, bem como perder o medo de falar em público, são habilidades adquiridas de uma única forma: praticando. 

Desde o nascimento somos condicionados a nos comunicarmos. Do primeiro choro às oportunidades da vida adulta, sempre existirá um elemento infinito: a comunicação. E estar pronto para as mais diversas situações é o que fará a diferença.

É por esse motivo que aqui na Vox são exploradas as mais diversas situações do dia a dia. Eliminar a telefonofobia é apenas uma das inúmeras mudanças da Vox na sua vida, afinal: 

  • A Vox é uma verdadeira academia de oratória, com 150 dinâmicas, 80 técnicas e 40 aulas;
  • Possui uma diversidade de cursos, possibilitando a personalização de acordo com seu tempo e necessidade;
  • Um ambiente de networking em que os alunos são desafiados a todo instante a se tornarem profissionais e pessoas melhores;
  • A rede é responsável pela formação de mais de 15 mil alunos.

Conseguir sentir o que é oratória aqui na Vox é uma experiência presencial única. Para saber mais sobre como você pode vivê-la é só clicar AQUI, e para entrar em contato com a unidade mais próxima de você AQUI.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão.

Newsletter Vox2you


Navegação de post

Post anterior
Oratória para políticos: aprenda como utilizá-la
Próximo post
Curso de oratória: como saber se você precisa de um

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar:

Postagens Recentes:

  • Comunicação Assertiva: O Guia Completo para Falar com Clareza e Respeito
  • Inteligência emocional e comunicação
  • A verdadeira história da Vox2you
  • Oratória para vendas como diferencial competitivo
  • Liderança transformacional: comunicação que motiva a equipe

Comentários

  • Ana Di Luca em Liderança transformacional: comunicação que motiva a equipe
  • Ana Di Luca em Liderança transformacional: comunicação que motiva a equipe
  • Vox2you em Franquia Vox2you: 12 Dúvidas sobre este Modelo de Negócio
  • Andreilson Venancio da Silva em Franquia Vox2you: 12 Dúvidas sobre este Modelo de Negócio
  • Lara em Ansiedade social: 11 técnicas para lidar com ela
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Pinterest

Contato:

Telefone: (16) 99622-6007

E-mail: contato@vox2you.com.br

Redes Sociais

  • Gostar
  • Seguir
  • Conectar
Copyright © 2025 Vox2You - Blog. All rights reserved.
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento.
Configurações do CookieRejeitar todosAceitar todos
Gerenciar consentimento

Política de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR