6 livros para melhorar a comunicação que todos deveriam ler
Quantas páginas você já leu hoje? E durante o mês? Mas e se formos mais ousados e te perguntarmos qual foi essa quantidade dentro de 1 ano completo? Além disso, o quão você investiu em livros para melhorar a comunicação? Depois de tantas perguntas, vamos aos esclarecimentos.
Segundo pesquisa mensal do varejo realizada para o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o setor manteve uma consistência em suas vendas. No primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado, o setor teve 25% de aumento na venda de exemplares, o que equivale a cerca de 12 milhões de livros, contra 9,6 milhões no acumulado de janeiro a março de 2020.
Com o aumento de livros vendidos, consequentemente também há o aumento no hábito de leitura?! Certíssimo. De acordo com a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, divulgada em setembro de 2020 pelo Instituto Pró-Livro (e relativa ao ano anterior), 52% dos brasileiros trabalham com esse bom costume.
Por que cultivar o hábito da leitura?
Podemos garantir que eles vão muito além do que a própria trama ou conhecimento passado pela obra.
- Pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, comprovaram que a leitura reduz em até 68% os níveis de estresse. Durante o estudo pode-se comprovar a diminuição da frequência cardíaca e alívio da tensão muscular dos participantes;
- Um estudo realizado pela New School, de Nova York, mostrou que a leitura também promove a expansão do sentimento de empatia. De acordo com os idealizadores da pesquisa, entender o estado mental de outras pessoas é uma habilidade importante no aspecto social e faz com que as pessoas se tornem mais humanas e aptas a conviver melhor com o que é diferente com harmonia;
- Além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, a leitura é um dos principais exercícios para o aprimoramento da escrita. Isso ocorre devido a configuração da própria escrita, que ocorre por meio de registros visuais que se relacionam às palavras ditas ou lidas. É simples: uma pessoa que lê certamente apresentará um maior repertório de palavras.
Além dos benefícios diretos para a saúde, a leitura também desenvolve as chamadas habilidades comportamentais, entre elas, a oratória. Por isso, separamos uma lista com 6 livros para melhorar a comunicação que você não pode deixar de ler.
6 livros para melhorar a comunicação
Todos se comunicam, poucos se conectam | John C. Maxwell
A existência de um ambiente corporativo torna-se impossível sem a comunicação. E essa é exatamente uma das premissas que guiou John Maxwell em sua escrita. Em seu livro, o autor apresenta alguns conceitos simples de como podemos nos conectar melhor com as pessoas com quem estamos nos comunicando em diferentes ambientes, incluindo o empresarial.
O autor possui mais de 19 milhões de cópias vendidas pelo mundo, o que fomenta que não apenas grandes comunicadores devem dominar a boa comunicação, mas sim todas as pessoas que utilizam a conexão/Rapport como chave para melhorar suas vidas.
Dentre os ensinamentos apresentados, você encontrará: a comunicação efetiva é o segredo do sucesso; seja influente: conecte-se; a facilidade de se conectar com as pessoas tem a ver com maturidade; nem só de palavras vive a conexão; a energia e a comunicação devem andar de mãos dadas; encontrar um ponto em comum entre você e o outro é crucial para uma boa comunicação e fuja da “comunicação cemitério.
O corpo fala | Pierre Weil
Clássico no cenário da comunicação, a obra de Pierre aborda fundamentalmente a comunicação não-verbal. No decorrer do livro, são apresentadas diferentes situações em que as mensagens não verbais enviadas pelo corpo contradizem o que é dito em palavras.
Comunicação não-violenta | Marshall B. Rosenberg
Baseado na explicação dos principais fundamentos da Comunicação Não Violenta, o livro de Marshall é a fonte mais pura de conhecimento sobre o assunto.
Isso acontece pois o termo foi criado em 1960 exatamente por Marshall. Consequência da elaboração de um novo método de comunicação para seu trabalho de orientação educacional em instituições de ensino para a eliminação da segregação, a abordagem tornou-se famosa mundialmente e nas mais diversas áreas.
Em linhas gerais, a comunicação não violenta (CNV) preza que as conversas tenham como objetivo a criação de uma conexão com o outro, de maneira a abstrair nossa intenção inicial. A abordagem prega que os indivíduos se “desliguem” do modo de ataque e/ou defesa que é ensinado ao longo da vida, de forma a permitir a exibição das vulnerabilidades.
Obrigado pelo feedback | Douglas Stone e Sheila Heen
Elemento fundamental para uma boa comunicação pessoal e profissional, o feedback deixou de ser só uma mera avaliação de algo. Douglas e Sheila compartilham valiosos insights sobre o assunto, incluindo dicas para promover feedbacks consistentes.
TED: Falar, convencer, emocionar
Especialista em oratória, Carmine destrincha o método que faz das grandes apresentações da TED um sucesso mundial. A obra detalha o passo a passo para a criação de apresentações impecáveis, além de dicas para a conquista de qualquer público em diferentes situações.
Como se tornar um bom orador e se relacionar bem com a imprensa
Ser um bom comunicador/orador vai muito além de só falar bem. Para cumprir essa missão é fundamental que haja naturalidade e consciência da individualidade de cada um. Essa é a orientação de Reinaldo Polito, mestre em Ciências da Comunicação e responsável por vários cursos livres sobre oratória há mais de 40 anos. Sua obra revela os segredos para projetar uma imagem positiva com a imprensa e consequentemente em todos os outros campos da vida. Aprenda a aproveitar seus próprios atributos para falar em público e dar entrevistas com desembaraço e eficiência.
Perder o medo e a vergonha de falar em público e ter de vez uma boa comunicação não acontece de forma mágica. É preciso muito empenho e dedicação. Além dos livros, você ainda pode continuar seus treinos com nossos materiais 100% gratuitos e inéditos. Se liga só:
- Guia rápido e prático para melhorar a dicção
- Guia da comunicação não violenta: o que é e como praticá-la
- E-book completo e gratuito: Perca o medo e fale bem em público
- 5 Ted Talks para falar melhor em público que você deve assistir
Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão!
Newsletter Vox2you