Endomarketing: como melhorar resultados com essa ferramenta
Responsável pela integração e engajamento de todos os colaboradores da empresa, o endomarketing, também chamado de comunicação empresarial, é um aspecto muitas vezes esquecido dentro das organizações. Basicamente, o endomarketing é uma estratégia com objetivo de melhorar tanto as relações internas na empresa, como os resultados obtidos.
Mas você deve estar se perguntando:
“Ué, mas eu acompanhei as dicas Vox e vi que todos os seres humanos são inerentemente seres comunicacionais. Assim, todo mundo na minha empresa já se comunica. O que esse tal de endomarketing tem de diferente”?
Bora lá entender como essa estratégia funciona!
O que é endomarketing?
Introduzida no Brasil a partir de 1990, pelo consultor empresarial Sauk Bekin, a estratégia baseia-se nos fundamentos do marketing tradicional, de modo a melhorar o ambiente interno das organizações.
Segundo Philip Kotler, um dos “pais” do marketing, o processo de endormarketing busca desenvolver na equipe o sentimento de prazer e orgulho em pertencer à organização. Assim, os esforços desenvolvidos para essa estratégia buscam reforçar e intensificar bons sentimentos nos colaboradores.
Visto como um processo de educação e estímulo ao compromisso do colaborador, o endomarketing o torna parte fundamental para ligação entre produto/serviço e cliente.
Como colocar o endomarketing em prática?
Achou que o endomarketing era só coisa de grandes empresas, né!?
Empresas de pequeno, médio e grande porte são diariamente lançadas a novos desafios, incluindo desafios entre a própria equipe. O que permite que uma empresa se destaque (para bem ou para mal) são as ações tomadas por ela, ou seja, assim como nos demais processos de uma organização, o endormarketing também deve passar por análise prévia, implantação e análise.
Busque sempre ter um profissional responsável e apto. Para isso, é imprescindível que seja criada a consciência da necessidade de implantação da ferramenta. Após conscientizar-se sobre isso, é hora de entender minunciosamente como esse processo acontece.
Pesquisa
Essa é a primeira etapa de todo o processo. Nela, o profissional deve entender as características culturais/sociais da organização, os problemas que a circundam e também as características e peculiaridades dos colaboradores. Independente da forma que será realizada, essa é uma fase que jamais deve ser negligenciada. Ela será o guia nos momentos de planejamento estratégico, desde o objetivo, até os resultados futuros.
Planejamento
Nesse momento é definido o plano de ação. Canais, duração da ação, linha de comunicação e estratégia de mensuração de resultados são só alguns dos elementos que constroem esse planejamento. A definição desses aspectos ocorrerá de acordo com variáveis, incluindo:
- Idade dos colaboradores;
- Segmento da empresa;
- Missão/ Visão/Valores e Ideais da empresa.
Pense que sua empresa é voltada para o segmento gamer e possui um público mais jovem. Nesse cenário seu plano de ação pode basear-se em contextos modernos, inovadores, futuristas e etc.
Execução
Nesse estágio, tudo aquilo que é foi planejado é executado. Aqui, o profissional responsável pelo endomarketing deve conscientizar e engajar todos os colaboradores das ações a serem tomadas. Não se esqueça de que tudo feito nessa etapa, deve ser planejado e analisado na fase de planejamento.
Avaliação
Com o resultado em mãos, é chegada a hora de analisar. Tão importante quanto elaborar novas estratégias é medir sua eficácia. Monitorar as reações dos seus colaboradores irá ajudar na identificação de falhas/ajustes, bem como descartar determinadas ações. Analise se houve melhora no clima organizacional, se os colaboradores estão mais engajados e responderam as ações com comprometimento.
Essa etapa também pode ser realizada por meio ferramentas digitais, como o Google Formulários. A ferramenta simplifica a coleta de informações, permitindo uma análise mais objetiva e assertiva.
3 ferramentas para te ajudar a colocar o endormarketing em prática
1- Encarte das áreas
Essa ferramenta pode ser aplicada tanto por meio impresso, quanto virtual. A ideia é apresentar as novidades e informações referentes a cada uma das áreas que representam a empresa, por exemplo, um colaborador interessado em saber informações sobre ações de promoção da marca, buscaria pela área de Marketing.
2- Rede Social Corporativa
As redes sociais corporativas são uma excelente estratégia para melhorar a comunicação, integração e produtividade dos colaboradores. Tudo isso planejado e alinhado com os objetivos da empresa. E o melhor: as redes sociais resultam em métricas. Essas, facilitam a identificação de diferentes abordagens, interações e etc.
3- Painel Interativo
Uma organização funciona muito melhor com uma decoração, não é mesmo!? Imagine uma decoração produzida com a ajuda dos colaboradores. Quadros ou paredes de giz são ótimas opções. Ali, podem ser expostas conquistas, destaques, lembranças e por aí vai. Lembre-se de incentivar a participação de todos os colaboradores, promovendo mais uma vez o sentimento de inclusão e engajamento.
4- Curso de oratória
Melhorar o engajamento da sua equipe é uma tarefa imprescindível para as organizações que buscam superar limites e barreiras. Investir em um curso de oratória completo para todos os colaboradores, é uma opção que traz resultados satisfatórios em todas as escalas, visto que desse modo são praticadas dinâmicas em grupo, técnicas de comunicação, persuasão e apresentação. Essas são algumas das experiências vividas no curso In Company, da Vox2you. Desenvolvido de maneira personalizada, o curso abrange as necessidades e peculiaridades de cada time.
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