Glossofobia: o medo de falar em público
Boca seca, náuseas, transpiração excessiva e tremores no corpo. Esses são alguns dos sintomas vividos pelas pessoas que sofrem com a Glossofobia. Mas você sabe o que é isso?
Glossofobia, também como medo de falar em público. Já ouviu falar? De origem grega, a palavra glossofobia é composta pela junção de outras duas: glosso (língua) e fobia.
Por fobia, entende-se o medo exagerado de algo ou alguém, promovendo a sensação patológica de angústia infinita. Ao enquadrar-se em patologia, a fobia é considerada uma doença psicológica, visto que as sensações causadas por ela são em níveis acima dos considerados normais, colocando o indivíduo em um estado de congelamento.
Glossofobia e Fobial Social: conheça a diferença
Apesar de muitas vezes acabar sendo confundido com a fobia social, é preciso diferenciá-las. A sociofobia consiste no temor em agir de maneira a ser avaliado negativamente pelos outros, levando o indivíduo a evitar situações que possam provocar medo ou ansiedade.
Agora que entendemos o significado de glossofobia é hora de entendemos a sua origem.
Origem do medo de falar em público
Segundo o especialista em terapia comportamental, Nicodemos Borges, a glossofobia é resultado das experiências construídas pelo indivíduo durante a sua vida, incluindo traumas na infância. Ademais, muitas vezes ela também está atrelada com a baixa autoestima, ou com o perfeccionismo. Dessa forma, pode ser também relacionada à necessidade de aprovação ou o sentimento negativo sobre si mesmo.
Sintomas da Glossofobia
Os sintomas da glossofobia podem ser apresentados durante uma situação em que o indivíduo tenha que falar em público, ou simplesmente por pensar na situação. Nesse cenário, os sintomas são divididos em três grupos: sintomas físicos, sintomas verbais e sintomas não-verbais.
Sintomas Físicos
- Boca seca;
- Náuseas ou vômitos em casos muito extremos;
- Transpiração excessiva e tremores no corpo;
- Taquicardia, dificuldade para respirar, ansiedade intensa;
Sintomas Verbais
- Voz tensa, trêmula ou fraca;
Sintomas Emocionais
- Medo de se perder;
- Evitar eventos que tenham seu foco em indivíduos do grupo;
Lembre-se, o primeiro passo para se livrar do seu medo é reconhecê-lo. Entender verdadeiramente o problema é a melhor maneira de encontrar maneiras de superá-lo. Através do autoconhecimento, você pode buscar ajuda de profissionais, por exemplo, terapeutas e cursos de oratória.
Imagine você tendo contato com colegas de turma, mais de 80 técnicas e 150 dinâmicas. Essa é a experiência dos alunos Vox.
Você pode saber mais sobre a Vox2you clicando AQUI e também entrar em contato com a unidade mais próxima de você clicando AQUI.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão.
Newsletter Vox2you