Oratória: como praticá-la com as crianças
Durante a infância somos expostos a inúmeros estímulos e cenários, que podem, ou não, facilitar o desenvolvimento de toda a comunicação e oratória. Seja de maneira verbal ou não verbal, estamos sempre nos comunicando com o mundo.
Com o passar do tempo, é comum que algumas habilidades sejam amadurecidas com mais facilidade, e outras com menos. Diferentes situações geram diferentes experiências, como é o caso do desenvolvimento do medo de falar em público, que comumente é resultante das memórias construídas pelo indivíduo durante a sua vida, com destaque para os traumas da infância.
Entender tais dificuldades é o primeiro passo para que tais estigmas sejam destruídos, principalmente quando falamos do aperfeiçoamento da oratória infantil. Nesse momento da vida estamos suscetíveis a aprender tudo sobre quaisquer coisas. Como isso acontece? Preparamos esse conteúdo para que você entenda!
E não teria outra forma de começar a não ser entendendo o real significado de oratória. Confira!
Janelas de oportunidade: entenda o primeiro contato com a oratória
Segundo estudos americanos, as Janelas de Oportunidades consistem em todas as chances que a criança tem para se desenvolver, especialmente nos aspectos: sensorial, motor, cognitivo, emocional e social. Ou seja, tais fases impactam diretamente no desdobramento de todo o potencial comunicativo.
De acordo com tal abordagem da neurociência, uma criança tem muito mais facilidade de aprender a patinar, por exemplo, do que um adulto. Isso porque à medida que crescemos é natural perdermos aos poucos a “plasticidade cerebral”. É importante salientar que as “Janelas de Oportunidades” acontecem de maneira gradativa, agindo aos 11 anos de idade, como mostrado na tabela abaixo:
Funções | Faixa etária de desenvolvimento |
Visão | 0 – 6 anos |
Controle Emocional | 9 meses – 6 anos |
Formas comuns de reação | 6 meses – 6 anos |
Símbolos | 18 meses – 6 anos |
Linguagem | 9 meses – 8 anos |
Habilidades Sociais | 4 anos – 8 anos |
Quantidades relativas | 5 anos – 8 anos |
Música | 4 anos- 11 anos |
Segundo idioma | 18 meses – 11 anos |
NEUROCIÊNCIA DOS SEIS PRIMEIROS ANOS: Implicações educacionais – Amauri Betini Bartoszeck, Flavio Kulevicz Bartoszeck
Os três pilares da comunicação humana
Segundo estudo realizado em 1960 por Albert Mehrabian, professor da University of California, a comunicação humana segue em alguns contextos a chamada “Regra 7-38-55”.
Em suma, o estudo aborda o poder das palavras, do tom de voz e das expressões faciais (linguagem corporal) na comunicação humana. Na teoria, Mehrabian afirma que a existência de uma inconsistência entre o verbal e o não verbal, tende a levar o ouvinte para uma maior absorção do não verbal. Entretanto, o professor conclui que a regra não se aplica a todas as situações ou contextos do cotidiano.
Tratando-se do universo infantil, tais dados são de extrema importância, visto que, o nível da habilidade comunicacional irá variar de acordo com a idade da criança. Juntamente a isso, existem outros variados elementos que influenciarão nessa compreensão, como, a própria personalidade da criança.
Agora que você já entendeu um que oratória é muito mais do que falar bem, elaboramos 2 atividades que podem ser praticadas com as crianças a fim de trabalhar todo o processo comunicacional. Vamos lá?
Trava-línguas para treinar a dicção
Considerada uma forma divertida e desafiadora de treinar oratória, o trava-língua traz consigo uma série de benefícios tanto para a criança, quanto para o restante da família que praticá-lo.
Formado por um jogo de palavras com sílabas e sons bastante parecidos, que quanto mais rapidamente pronunciados, mais desafiam a fala, os trava-línguas são utilizados até mesmo por profissionais de diversas áreas, como, vendedores e políticos.
Além de divertir, os trava-línguas são fundamentais para o desenvolvimento da dicção. Contribuindo para a compreensão do que está sendo dito, a dinâmica também trabalha a construção de uma boa pronúncia e coesão, elementos cruciais que aumentam credibilidade e confiança.
Lembre-se de sempre influenciar as crianças e adolescentes a exercitarem constantemente esse elemento, atentando-se para a movimentação da boca, que deve permitir uma longa pronúncia das vogais.
#Treino1: É hora da dicção
INDICAÇÕES
Idade: Livre;
Material: Trava-línguas;
Tempo: 1 à 2 minutos para cada trava-língua.
Reúna a família e escolha quais serão os trava-línguas da brincadeira, considerando a idade dos participantes. Cada pessoa sorteará um trava-línguas e se apresentará com a pronúncia mais rápida possível. A cada trava-línguas vencido sem trocar letras ou gaguejar, o desafiante pode passar para outro trava-línguas. Se vacilar na pronúncia, passará a vez ao próximo participante que continuará no mesmo trava língua que travou o participante anterior.
Essa dinâmica desafia pessoas de idades variadas e trabalha todos os músculos envolvidos no processo de fala e pronúncia, os quais serão aprimoradas. É uma maneira bastante lúdica de praticar um elemento da oratória e enriquecer o vocabulário das crianças, e ao repetirem sons parecidos de maneira rápida, vai sendo destravada a pronúncia e assimilação das sílabas parecidas.
Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 |
Se cada um vai a casa de cada um.
é porque cada um quer que cada um vá lá. Porque se cada um não fosse a casa de cada um. é porque cada um não queria que cada um fosse lá. |
Pedreiro da catedral, está aqui o padre Pedro?
– Qual padre Pedro? – O padre Pedro Pires Pisco Pascoal. – Aqui na catedral tem três padres Pedros. Pires Piscos Pascoais como em outras catedrais. |
Não confunda ornitorrinco,
Com otorrinolaringologista, Ornitorrinco com ornitologista, Ornitologista com otorrinolaringologista, Porque ornitorrinco é ornitorrinco, Ornitologista, é ornitologista, E otorrinolaringologista é otorrinolaringologista. |
Agora é hora de trabalhar a comunicação não verbal. Vamos lá?
Nosso corpo fala mesmo quando a palavra cala
Como mostramos no início deste conteúdo, a linguagem corporal, muitas vezes, pode ser mais importante que a verbal. Isso pode ser justificado desde o próprio desenvolvimento da comunicação humana, visto que durante os primeiros anos de vida todos nós nos comunicávamos sem o uso de palavras, utilizando apenas gestos e sons.
Com o passar do tempo isso se manteve, mas com objetivos e maneiras diferentes, que podem implicar na proximidade, profundidade e qualidade dos relacionamentos. Considerando que nosso desenvolvimento da linguagem falada e escrita nos diferencia de milhares de outras espécies, é muito importante, para fortalecer os laços familiares e desenvolver as habilidades sociais, aprender a notar o outro a partir de um simples olhar ou gesto.
Reflita como isso pode implicar na clareza e qualidade da comunicação, tanto sua quanto das crianças que você convive.
A importância da comunicação não verbal para crianças!
Logo, percebemos como os gestos e expressões são imprescindíveis para o desenvolvimento da comunicação infantil, com destaque para pontos como:
- Fortalecimento dos laços familiares;
- Desenvolvimento de habilidades sociais;
- Formação de uma comunicação mais lúdica;
- Aumento da clareza;
- Facilidade na compreensão do mundo;
- Conscientização sobre seus limites e potencialidades.
Se você já notou que a criança fica muito com as mãos para trás, com os braços cruzados, as pernas balançando freneticamente de um lado para o outro ou movimentando excessivamente os dedos, fique alerta. Esses são alguns dos “sintomas” que indicam que a criança deve praticar atividades que estimulam a comunicação não verbal e a perda da timidez.
Separamos uma atividade 100% prática capaz de treinar gestos e expressões inseridos na comunicação não verbal infantil.
#Treino2: Mimicando
INDICAÇÕES
Idade: Livre;
Material: Papel A4, caneta ou lápis colorido;
Tempo: 2 minutos para cada dramatização (ou o tempo necessário até que alguém acerte qual sentimento está sendo apresentado.
Convide todos de casa para se reunirem na sala. Usando papel A4 escreva o nomes dos principais sentimentos que percebem mais presentes em suas vidas, por exemplo: Alegria, ansiedade, tristeza, curiosidade, etc. Atenção para não evidenciar possíveis polêmicas, por exemplo comentários que julguem algum familiar.
Quando tiverem escrito pelo menos dois ou três sentimentos para cada participante interpretar, misture os papeis virados, e cada pessoa irá à frente, sorteará um, e precisará demonstrar somente através de gestos e expressões, qual o sentimento correspondente ao papel.
Isso mesmo, não vale fazer ruídos e você pode até usar durante a dinâmica uma música de fundo, instrumental para aumentar o nível de dificuldade e desafiar a atenção da leitura corporal feita pela plateia. Cada um terá a chance de demonstrar com mímica e ainda acertar mais rápido qual sentimento foi demonstrado. Cada participante refletirá como os sentimentos impactam em seu corpo e nas percepções das pessoas ao redor. A rodada termina depois que todos os participantes se apresentarem e o vencedor será aquele que houver pontuado mais!
Como a oratória pode potencializar o desenvolvimento infantil?
Seja você pai, mãe, irmão, irmã, tio, tia, avô ou avó, é seu papel treinar e moldar as crianças ao seu redor para uma trajetória de sucesso, independentemente da área que ela escolha.
Segundo estudiosos da psicologia e pedagogia infantil, como é o caso de Jean Piaget, o estudo e desenvolvimento da linguagem é importante não somente para a oratória, mas para a própria compreensão de elementos abstratos, como justiça, lealdade, amizade e amor, que não possuem necessariamente uma figura concreta, como “mesa” ou “caneta”, por exemplo.
Assim como nos cursos de teatro, a prática da oratória fornece meios para que cada pessoa desenvolva sua expressão pessoal, bem como a oralidade e a habilidade para a transmissão de ideias.
Se tratando do universo infantil, existem muitas possibilidades e caminhos, principalmente quando falamos em aprendizagem. Entre os principais benefícios da prática de oratória nessa fase, estão:
- Perder o medo de falar em público;
- Desenvolvimento da dicção e consciência sobre as formas de linguagem;
- Melhora no aprendizado escolar;
- Superação da timidez;
- Maior chance de fazer amigos.
É por isso que os cursos de oratória andam lado a lado ao desenvolvimento infantil. Além de uma habilidade crucial para profissionais já inseridos no mercado, ela é a chave para a formação daqueles que serão e farão o futuro.
Entre em contato com a unidade da Vox2you mais próxima de você para conhecer mais sobre nossos cursos.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber todos os nossos artigos ricos em primeira mão.
Newsletter Vox2you