Comunicação interna: guia rápido e prático de como utilizá-la
Falta de produtividade, desmotivação, mensagens perdidas, reunião ineficazes, desorganização de projetos e sobrecarga. Esse é o resultado da falta de comunicação interna, planejamento e ações voltados aos colaboradores de uma empresa.
Bora entender a importância desse processo e o principal: como colocá-lo em prática.
O que é comunicação interna?
Inserida no processo global de comunicação integrada, a comunicação interna fundamenta-se na transmissão e compartilhamento de informações relevantes a corporação. Essas informações podem variar entre, por exemplo:
- A propagação de missão/visão/valores;
- Estratégias de mercado e objetivos organizacionais;
- Feedbacks e metas dos setores existentes.
Essa comunicação tem como principal foco manter os colaboradores alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da organização. Dessa maneira, são estabelecidas e estimuladas condutas que vão de encontro ao que a empresa prega.
Vale lembrar que para que esse processo ocorra com excelência é necessário que tudo seja realizado de maneira transparente, constante, empática e simples.
Recentemente, a Revista S/A publicou os resultados de uma pesquisa realizada com os funcionários de que trabalham em organizações com problemas de comunicação interna. Os resultados revelaram que:
- 52% ficam estressados;
- 44% atrasam ou falham na conclusão de projetos;
- 31% tem a moral baixa;
- 25% das metas de desempenhos não são alcançadas.
Os funcionários ainda elencaram os motivos pela ocorrência dos erros.
- 42% Dificuldade em lidar com diferentes estilos de comunicação;
- 34% Falta de clareza nas responsabilidades;
- 31% pressão do tempo.
Tais resultados revelam que além de prejudicar a organização, os resultados e comportamentos dos colaboradores também são afetados. Assim como qualquer déficit ou dificuldade, a falta de comunicação interna também deve ser reconhecida. Afinal, um erro só pode ser mudado após reconhecido.
Comunicação Interna X Endomarketing
Apesar de possuírem significados parecidos, os processos de comunicação interna e endomarketing possuem a mesma essência: melhorar o clima interno na empresa, para assim melhorar os resultados finais.
A comunicação interna mantém a organização alinhada nos princípios e valores da empresa, e o endomarketing busca reforçar e intensificar bons sentimentos nos colaboradores.
Agora que entendemos o significado de comunicação interna, e qual a diferença entre ela e o processo de endomarketing, é hora de entender os motivos para investir na estratégia.
3 Motivos para investir na comunicação interna
1- Evita rumores e fofocas
Uma comunicação alinhada e previamente combinada previne futuras crises, incluindo aquelas por rumores ou fofocas. Sinceridade, empatia e simplicidade são os pontos chave para que crises como essa sejam evitadas.
2- Aumenta o sentimento de pertencimento do colaborador
Imagine um cenário onde os colaboradores não possuem nenhuma identificação com o local que trabalham, ou que não se orgulham em pertencer aquela realidade. Em momentos de defesa da empresa, tais colaboradores serão os últimos se posicionar a favor, podendo inclusive ignorar tal ação. Se nem os colaboradores, que trabalham na organização, defendem a empresa, imagine o resto?
Uma comunicação simples e sincera garante que seus funcionários se sintam peça vital para o funcionamento da organização, evitando tais posicionamentos e até mesmo o descontentamento.
3- Melhora a imagem da sua empresa
Assim como no corpo humano, tudo que é feito internamente para sua organização irá refletir no campo externo, ou seja, no público final.
Abrir espaço para participação dos seus colaboradores, mostrando que você realmente se importa com a opinião deles, é um grande diferencial frente a concorrência e é visto com bons olhos pela comunidade em geral. Afinal, quem não gostaria de trabalhar, ou quem não admira, um local em que os colaboradores são valorizados e ouvidos, independentemente de seu cargo ou posição?
Todos esforços movidos para a comunicação interna são com certeza um destaque, que nitidamente pode gerar uma grande vantagem, por exemplo, em momentos de crise.
Como manter uma boa comunicação interna
Use a Linguagem corporal
Na linguagem corporal encontramos o complemento de tudo aquilo que é dito pelas palavras. Ao se comunicar, o corpo dá sinais e pistas dos reais desejos e sentimentos. Por exemplo, se durante a reunião algum membro da sua equipe está com os lábios arqueados para cima, a probabilidade é que ele esteja alegre e satisfeito. Ao se comunicar com sua equipe, ou apenas com alguns membros dela, busque pelo espírito de parceria. Abrir mais os olhos, sorrir, e mexer as sobrancelhas são alguns exercícios de expressão que podem ajudá-lo nessa tarefa.
Lembre-se: o corpo grita, e compreender a arte do não dito é fundamental para conquistar um bom alinhamento na sua empresa.
Sempre dê feedbacks sanduíche
Uma das maiores qualidades dos indivíduos, principalmente para líderes e gestores, é saber dar feedbacks que são capazes de motivar e melhorar a equipe. Assim como o sanduíche, o feedback também deve ter 3 “camadas”, sendo elas: elogio os pontos positivos; crítica construtiva do que deve ser melhorado e o reforço dos pontos muito bons. Bora conferir um exemplo prático de como fazer isso.
? Pão: Olha Aline, você faz um trabalho muito bom, sempre atende todo mundo com muita atenção.
❌ Recheio errado: Mas Aline, você não organiza as coisas e isso deixa seu trabalho lento.
✅ Recheio correto: Mas eu percebi que você poderia melhorar a forma como organiza as informações, pois isso tornaria seu trabalho mais rápido.
? Pão: Sei que você encontrará uma forma de também dar atenção na hora de organizar as coisas, se precisar de ajuda pode contar comigo!
Estabeleça Rapport
Apesar das inúmeras inovações tecnológicas, seres humanos ainda precisam de outros seres humanos. Seja qual for o grau de relação, sempre estamos mais confortáveis com pessoas que nos demonstram confiança e empatia. Entrar no mundo de outra pessoa e fazer com que ela sinta que você a entende e que vocês tem um laço. Essa é técnica do Rapport. Estabelecer o Rapport é fundamental em todos os cenários, e para te provar isso podemos citar La Casa de Papel. Colocar essa técnica em prática garante que sua empresa viva em harmonia e em constante dedicação e evolução com os compromissos.
Essa e muitas outras técnicas são desenvolvidas nos cursos da Vox2you, inclusive no In company, curso personalizado para empresas. Independente da modalidade, todos os cursos oferecem uma metodologia prática, mediada por facilitadores de alto know-how. Para saber mais sobre a Vox2you é só clicar AQUI e para entrar em contato com a unidade mais próxima de você é só clicar AQUI.
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