Ir para o conteúdo
Vox2You – Blog
  • Início
  • Dicas e Curiosidades
  • Oratória
  • Franquias
  • Acesse o Site
  • Página inicial
  • Influência e Persuasão
  • Retórica: Significado, Diferenças com a Oratória e Como Utilizar Cada Uma

Retórica: Significado, Diferenças com a Oratória e Como Utilizar Cada Uma

  • By: Vox2you
  • On: 21 de agosto de 2020
  • 0 comentário
Retórica: Significado, Diferenças com a Oratória e Como Utilizar Cada Uma

Seja na escola, na faculdade ou no dia a dia, você certamente já ouviu falar da retórica e de sua parceria com a oratória. Apesar de possuírem escritas e significados semelhantes, a oratória e a retórica não são ciências iguais, mas sim complementares.

Originada do latim, a palavra retórica significa “a arte de falar bem”. Já a oratória vem da palavra “orador” e carrega o significado de “a arte de falar bem em público”. Em linhas gerais, ambas são elementos essenciais para uma boa comunicação.

Diariamente percebemos a importância de uma boa comunicação. Seja para melhorar nossa relação no trabalho, com os amigos ou com a família, a oratória e a retórica são sempre grandes aliadas. É por isso que preparamos este conteúdo. Aqui, o objetivo é fazer com que você compreenda o significado da retórica e saiba aplicá-la em sua vida. Agora chega de papo e bora para o que interessa!

Qual a Diferença entre Oratória e Retórica?

Apesar do pleonasmo, vamos começar do começo!

Entendendo a Oratória e a Retórica

Na retórica, é construído aquilo que chamamos de referencial teórico, ou seja, um compilado de materiais que darão suporte para o assunto a ser abordado. Uma pessoa que possui uma boa retórica é aquela capaz de construir bons argumentos, otimizando tanto aspectos racionais quanto emocionais. Se você deseja melhorar sua retórica, é importante focar no desenvolvimento de argumentos sólidos e persuasivos.

Já a oratória é a habilidade de comunicar com clareza e confiança todo o discurso pensado na retórica. Dominar a oratória é saber se expressar, mas também sentir. Saber falar com clareza, mas também ouvir. Convencer o público com sua ideia e também vender seu produto. Essa sim é a oratória: uma arte em que você torna aquilo que fala algo memorável e emocionante para o ouvinte. É nesse cenário que são empregadas as técnicas de oratória, por exemplo, a técnica da Ancoragem.

Assista ao vídeo e entenda o que é a oratória para a Vox!

Entretanto, é importante lembrar que, na fusão entre a oratória e a retórica, um dos objetivos consiste em persuadir o ouvinte e/ou espectador. Nesse cenário, é importante reforçar também o significado de persuadir. Ao contrário do que muitos pensam, persuadir não é sinônimo de manipular. A manipulação se relaciona diretamente com a mentira e o ato de enganar alguém para conseguir o que se deseja. Em contrapartida, a persuasão parte do princípio do convencimento, no qual são apresentados fatos e argumentos condizentes com o público e o objetivo do comunicador.

Origem da Oratória e da Retórica

Segundo registros históricos, a oratória passou a ser desenvolvida no século V a.C. na Sicília. Entretanto, muito se especula a respeito do uso dessa arte no Egito Antigo, entre os anos de 3100 a.C. e 30 a.C.

Ainda de acordo com os registros, a Sicília (Grécia Antiga) ficou marcada como o berço da oratória e da retórica, visto que nesse período foi escrito o primeiro manual sobre retórica. O material foi escrito para orientar os advogados que buscavam defender as causas das pessoas que desejavam reaver suas propriedades e bens tomados pelos tiranos da época.

Foi a partir desse momento que ambas as ciências passaram a ser estudadas mais a fundo, tendo como percursor o filósofo Aristóteles, autor do tratado “A Arte da Retórica” e de muitas outras obras.

Os Pilares da Retórica

Através de seus estudos, Aristóteles divide a retórica em três pilares principais, sendo eles:

  • Ethos: caracteriza-se pela credibilidade e confiança passada pelo interlocutor em seu discurso ou conteúdo. Para ser retórico, é essencial construir uma imagem de confiança.
  • Logos: define-se pela razão, provas e argumentos utilizados pelo interlocutor. Para Aristóteles, o seu discurso não será convincente se você não puder provar logicamente o que está sendo dito. Melhorar sua retórica envolve aprimorar a lógica dos seus argumentos.
  • Pathos: é composto pelos valores e sentimentos colocados no discurso. Em outras palavras, sentimentos convencem, e a persuasão é amparada por um discurso emocionado.

A união e aplicação da retórica à oratória é uma habilidade que mudará sua vida em todos os aspectos, tanto pessoal quanto profissional.

Há quem ainda acredite que oratória e retórica se restringem apenas a pessoas que já nasceram com algum tipo de dom para comunicação, mas essa é uma ideia ultrapassada. De entrevistas online até durante as vendas no home office, treinar tais habilidades o destacará dos demais. Aprender como melhorar sua retórica é um diferencial competitivo.

Como Utilizar Ambas as Técnicas no Dia a Dia

Depois de entender a essência de cada uma dessas áreas, você deve estar se perguntando: como aplicá-las no meu desenvolvimento?

A resposta é simples: você irá aplicar a oratória e a retórica em absolutamente tudo na vida, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Isso acontece por um único fator: somos seres humanos inatos à comunicação. É por ela que iremos resolver problemas e conquistar oportunidades.


3 Técnicas de Retórica para Praticar

Hipérbole

Extremamente utilizada, a hipérbole consiste em uma figura de linguagem com foco em transmitir intensidade em um discurso, como nas expressões abaixo:

  • “Estou morrendo de nervoso.”
  • “Já agradeci mil vezes à Vox2you por ministrar cursos tão incríveis.”

Como observado, essa é uma ferramenta que acontece por meio da utilização intencional de expressões exageradas. Entretanto, para melhorar sua retórica, não crie expressões que, apesar de interessantes, não façam sentido para o contexto e, sobretudo, para a(s) sua(s) persona(s).

Antítese

Tal técnica é aplicada em discursos que evidenciam a relação de contraste, na qual duas palavras opostas apresentam-se em um mesmo contexto. A utilização dessa aproximação dá ênfase à frase e assegura maior expressividade à mensagem, como no exemplo abaixo:

  • “A vida é mesmo assim, um dia a gente ri e no outro a gente chora.”

Outro grande exemplo da utilização da antítese é a música “Certas Coisas” de Lulu Santos. Observe o trecho abaixo:

  • “Não existiria som se não houvesse silêncio
  • Não haveria luz se não fosse a escuridão
  • …Dia e noite, não e sim.”

Bons discursos despertam a chamada “identificação”, afinal, todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida, já aplicaram essa técnica. Apesar de extremamente eficaz, não se esqueça de que, caso seja aplicada excessivamente, seus discursos e apresentações podem se tornar confusos. Para ser retórico, é preciso usar essas técnicas com equilíbrio.

Anáfora

Figura de linguagem um pouco mais conhecida, a anáfora consiste na repetição da mesma palavra (ou de um grupo de palavras) no começo de frases ou de versos consecutivos, funcionando como uma “chamada de reativação”. Observe os exemplos abaixo:

Discurso de Steve Jobs acerca do lançamento do iPod:

  • “Como vocês já sabem, nós temos o iPod, o melhor player de música do mundo. Temos também o iPod Nano, os novos modelos. E suas cores estão de volta. Temos o iPod Shuffle novo surpreendente.”

Discurso feito por Martin Luther King durante a Marcha de Washington:

  • “Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
  • Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.”

Ao enquadrar sua palavra como uma chamada de reativação, você não dará espaço para distrações aleatórias, mas sim manterá o público atento e engajado do início ao fim. Praticar a anáfora é uma forma eficaz de melhorar sua retórica.

Como Praticar a Oratória?

Rapport, ancoragem, programação neurolinguística (PNL) e modulação de voz. Essas são algumas das técnicas de oratória que, quando aprendidas, podem e devem ser aplicadas em diversas situações, por exemplo:

  • Criação e condução de conteúdos impecáveis;
  • Perda do medo de falar em público para realizar uma apresentação importante;
  • Domínio das técnicas de PNL para conquistar metas.

É imprescindível ter em mente que a prática é uma das melhores opções para a alta performance, e é por isso que preparamos o “Guia prático: como perder o medo e falar bem em público”para você.

Banner com imagem de uma mulher loira sorrindom. Fundo preto. Texto: Seja dono da sua escola de oratória. Logos da ABF, Vox2you e selo de melhores franquias da pesquisa PEGN 2024

 Newsletter Vox2you

Navegação de post

Post anterior
Curso de oratória: como saber se você precisa de um
Próximo post
Dicas de vendas: nunca cometa um destes 5 erros

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar:

Postagens Recentes:

  • Comunicação Assertiva: O Guia Completo para Falar com Clareza e Respeito
  • Inteligência emocional e comunicação
  • A verdadeira história da Vox2you
  • Oratória para vendas como diferencial competitivo
  • Liderança transformacional: comunicação que motiva a equipe

Comentários

  • Ana Di Luca em Liderança transformacional: comunicação que motiva a equipe
  • Ana Di Luca em Liderança transformacional: comunicação que motiva a equipe
  • Vox2you em Franquia Vox2you: 12 Dúvidas sobre este Modelo de Negócio
  • Andreilson Venancio da Silva em Franquia Vox2you: 12 Dúvidas sobre este Modelo de Negócio
  • Lara em Ansiedade social: 11 técnicas para lidar com ela
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Pinterest

Contato:

Telefone: (16) 99622-6007

E-mail: contato@vox2you.com.br

Redes Sociais

  • Gostar
  • Seguir
  • Conectar
Copyright © 2025 Vox2You - Blog. All rights reserved.
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento.
Configurações do CookieRejeitar todosAceitar todos
Gerenciar consentimento

Política de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR